Sal Rei, 04 Abr (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, preside hoje, na Boa Vista, a inauguração do ateliê de corte e costura do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) no bairro da Boa Esperança.
O ateliê surge como resultado das várias ações de formação realizadas no âmbito do projeto “Promover o empoderamento e autonomia económica das mulheres e jovens”, ministradas pelo Centro de Emprego e Formação da Boavista e financiadas pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
A cerimónia também vai contar com a presença da embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes.
“O objectivo deste ateliê é fomentar o empoderamento económico, com um enfoque particular na criação de oportunidades iguais para mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles afetados pela pandemia da covid-19, assim como trabalhadores domésticos”, indica a nota enviada à Inforpress.
O projeto também apoia políticas que promovem a equidade e igualdade de género, contribuindo para a coesão social e a eliminação de todas as formas de discriminação entre homens e mulheres.
As formações são realizadas em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para assegurar que os beneficiários recebam certificados que formalizam e reconhecem as suas novas competências.
Além das formações, o projeto destaca-se pela promoção de iniciativas voltadas ao fortalecimento de cooperativas locais e à criação de oportunidades de trabalho sustentável.
Na sequência do ato inaugural, também vai ser formalizada a assinatura do protocolo tripartido entre a Câmara Municipal da Boavista, o ICIEG e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) para o reforço do compromisso das entidades na promoção de ações sustentáveis de empoderamento econômico e inclusão social.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar