Boa Vista: ITCV prevê fechar 2025 com crescimento positivo e tem na melhoria das infra-estruturas um desafio

Inicio | Economia
Boa Vista: ITCV prevê fechar 2025 com crescimento positivo e tem na melhoria das infra-estruturas um desafio
26/10/25 - 10:26 pm

Sal Rei, 26 Out (Inforpress) – O Instituto do Turismo de Cabo Verde prevê fechar 2025 com crescimento positivo na Boa Vista, impulsionado pela chegada dos voos ‘low cost’, com meta de 1.000 alojamentos locais para 2026, mas aponta melhoria das infra-estruturas como desafio.

O administrador não executivo do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Paulo Santos, indicou que a ilha dispõe actualmente de cerca de cinco mil camas, e tem planos de expansão hoteleira em curso, pelo que prevê “ano de crescimento importante” em 2025.

No seu entender, a vinda das companhias de baixo custo não só vai contribuir para este crescimento, como também exige uma resposta rápida do mercado local, nomeadamente no aumento da oferta de pequeno alojamento.

Neste sentido, o ITCV tem como meta licenciar até mil unidades de alojamento local complementar durante o ano de 2026, com o objectivo de responder à procura de turistas com um perfil diferente do “tradicional” turismo ‘all-inclusive’.

“O turismo para a ilha vai ter um antes e um depois. Estamos a prever que isto tenha um impacto enorme no alojamento local, complementar…  na restauração, nos guias turísticos, nas excursões”, afirmou.

Entretanto, aquele responsável acautelou que com a entrada de turistas com "outro nível de exigência", o maior desafio está na necessidade urgente de melhorias a nível das infra-estruturas, do saneamento, dos cuidados de saúde, dos transportes e melhor qualificação dos recursos humanos no sector.

Completou ser crucial que os operadores locais estejam preparados para responder à nova demanda e à exigência dos visitantes.

Paulo Santos apelou ainda ao trabalho conjunto entre o ITCV, a Sociedade de Desenvolvimento, a Câmara Municipal da Boa Vista e o Governo.

“Não é um momento de puxa-puxa, é um momento de todos nós nos juntarmos para podermos dar o salto de que a ilha precisa”, concluiu.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar