Boa Vista: Inaugurada IGT para reforçar fiscalização laboral na ilha

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Inaugurada IGT para reforçar fiscalização laboral na ilha
20/05/25 - 03:15 pm

Sal Rei, 20 Mai (Inforpress) –– O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, inaugurou hoje, em Sal Rei, a Delegação da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) da Boa Vista e empossou Samira Morais da Graça como delegada.

Na cerimónia, o ministro destacou a importância estratégica da Boa Vista no panorama turístico nacional, representando, juntamente com o Sal, 70% do fluxo de turistas no país.

“O turismo traz infra-estruturas, traz emprego, quem está empregado é trabalhador e os trabalhadores são pessoas, trabalham nas empresas, e isso é suficiente para demonstrar a necessidade de termos aqui na Ilha da Boa Vista uma Delegação da Inspecção-geral do Trabalho”, afirmou o ministro.

O governante reiterou que a IGT não serve apenas os trabalhadores ou as empresas, mas sim promove um ambiente laboral saudável, digno e que cumpre todas as regras, pelo que essa nova delegação autónoma é um sinal de que o Governo não quer “deixar nenhum trabalhador, nenhuma empresa para trás no processo do trabalho digno e de ambientes laborais saudáveis”.

Entre os principais desafios, Elísio Freire apontou o reforço e a melhoria da fiscalização, a formalização do emprego, o combate à informalidade com contrato de trabalho e inscrição na segurança social e o combate “implacável” ao assédio moral e sexual, pelo que ressaltou que a IGT actuará sempre com “evidências e provas”, apelando à coragem nas denúncias para que a inspecção possa agir de forma eficaz.

Por sua vez a nova delegada da IGT da Boa Vista, Samira Morais da Graça, comprometeu-se a liderar a delegação com "rigor, transparência, imparcialidade e proximidade", com "uma actuação pedagógica e preventiva, aliada a uma fiscalização eficiente, trará benefícios concretos para todos: os trabalhadores, os empregadores e a sociedade civil em geral."

A delegada convidou os parceiros locais, incluindo os sindicatos e as associações empresariais, a colaborarem para construir uma cultura laboral baseada no "respeito mútuo, na inclusão social e na justiça".

A inauguração da Delegação da IGT na Boa Vista é vista como um “passo histórico" na política de descentralização e reforço institucional do Governo de Cabo Verde, visando garantir que o crescimento económico da ilha seja acompanhado por condições de trabalho justas e dignas para todos.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar