
Sal Rei, 26 Dez (Inforpress) – O grupo de teatro Alcateia Teen Wolf Family estreia este sábado, 27, no auditório do Liceu na cidade de Sal Rei, a peça "R&J", uma adaptação contemporânea do clássico de Shakespeare que aborda a homoafectividade e inclusão social.
A responsável pelo grupo, Grécia Freitas, explicou que a peça intitulada "R&J", foge ao "clichê romântico" tradicional para trazer uma perspectiva baseada na igualdade e no respeito “às minorias”.
Segundo a encenadora, a peça aborda a questão da identidade e orientação de género, ao apresentar um relacionamento homoafectivo, sob a premissa de "e se o Romeu fosse uma Romeia?".
“O grupo queria investir numa peça mais adulta para retratar questões de identidade, orientação de género e sexual”, afirmou Grécia Freitas.
A mesma indicou que o projecto nasceu de um programa que está sendo feito em conjunto com o BA Cultura e a Associação Triângulo da Praia, que resulta de uma cooperação entre Cabo Verde e Espanha para debater temas que, apesar de “algum avanço”, ainda são considerados “tabus” na sociedade cabo-verdiana.
Além da orientação sexual, a adaptação traz também o tema da deficiência, apresentando uma Julieta cega. Grécia Freitas destacou que o objectivo é levar o público à reflexão sobre o racismo, o empoderamento feminino e a inclusão de pessoas com deficiência.
A preparação do espectáculo durou cerca de cinco meses e contou com a colaboração do actor profissional Elton "Pipoca", que auxiliou no figurino, cenário e na preparação do elenco, tendo o mesmo demostrado admiração pela quantidade de talentos na ilha.
Grécia Freitas destacou a “qualidade do trabalho” indicando que inclusive já despertou o interesse do Centro Cultural do Mindelo (CCM) para levar a peça à ilha de São Vicente.
Os bilhetes que já estão quase esgotando, tem um “valor simbólico” de 250 escudos, porque segundo a encenadora uma parte da bilheteira vai reverter a favor de uma comissão de finalistas local e, mesmo sabendo que a peça vale mais do que isso, tendo em conta o perfil do público boa-vistense, optaram por essa quantia.
A organização alerta que o espectáculo, classificado para maiores de 14 anos, terá início rigoroso às 19:00, hora em que as portas do auditório serão fechadas.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar