
Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – A ilha da Boa Vista concluiu hoje a primeira formação de 16 novos instrutores de kitesurf de nível 1, certificada internacionalmente pela Organização Internacional de Kitesurf (IKO, sigla inglesa) que inclui as duas primeiras mulheres cabo-verdianas certificadas.
De acordo com uma nota da empresa promotora da formação, a Nautics CV, esse marco que visa elevar o nível do desporto náutico no país, e que se destaca pela inclusão de duas mulheres, que fazem história ao tornarem-se as primeiras Instrutoras de kitesurf nível 1 certificadas pela IKO, em Cabo Verde.
A certificação IKO vai permitir que os novos instrutores ensinem e emitam certificados de conclusão de cursos reconhecidos internacionalmente, abrindo portas para a actuação profissional em qualquer país.
A organização indica ainda que esta iniciativa dará um “contributo crucial na dinamização e promoção” dos desportos náuticos e da economia azul na Boa Vista.
De acordo com a mesma fonte, o aumento da qualidade do ensino na modalidade vai contribuir diretamente para reforçar a atratividade do país como destino de valor acrescentado para surfistas.
A formação for realizada no âmbito do Projeto Downwind CV, foi ministrada por dois instrutores deslocados de Espanha, e teve como objetivo primordial elevar o nível técnico e a segurança dos profissionais de kitesurf que operam na Boa Vista, reforçando com certificados válidos a nível global.
O projecto contou com o apoio financeiro do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (MTT) – Ministério dos Turismo e Transportes, e o suporte do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e da Câmara Municipal da Boa Vista.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar