
Sal Rei, 23 Jan (Inforpress) – A ilha da Boa Vista acolhe a partir de hoje a primeira formação “Surf & Rescue”, uma iniciativa destinada a brindar surfistas e instrutores de desportos náuticos com competências técnicas de salvamento e suporte básico de vida.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, o projeto visa promover a segurança e o salvamento aquático na comunidade de surfistas de Cabo Verde, sendo especificamente dirigido a instrutores de surf, kitesurf, windsurf, wing foil e praticantes destas modalidades.
O objetivo central é dotar estes profissionais de competências que permitam contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias nacionais, reconhecendo que os surfistas e escolas de surf já participam, anualmente, no apoio a centenas de pessoas de forma informal.
A mesma fonte indica que a formação será ministrada por Jandir Leite, técnico especialista com mais de 23 anos de experiência em segurança e salvamento marítimo e aquático a nível nacional e internacional.
A formação vai decorrer no clube Kite Kriol, em Sal-Rei, durante três dias, 23, 24 e 25, com início previsto para as 15:30.
Este módulo é indicado como um "complemento necessário" para a emissão dos certificados internacionais dos 17 participantes certificados na primeira formação para assistente de instrutor & instrutor profissional de kitesurf de níveis 1 e 2 da Internacional Kiteboarding Organization (IKO), em Outubro de 2025.
O projeto é promovido pela empresa Nautics CV, em parceria com a JLP Rescue CV, e está enquadrado no pacote de formação direcionado aos operadores da Economia Azul e do Turismo da Boa Vista.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar