Boa Vista: Feira de profissões da câmara supera expectativas e fortalece orientação vocacional – organização

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Feira de profissões da câmara supera expectativas e fortalece orientação vocacional – organização
22/05/25 - 07:45 am

Sal Rei, 22 Mai (Inforpress) – A “Feira de profissões – 50 anos de histórias: dos sonhos à carreira”, promovida pela Câmara Municipal da Boa Vista “superou as expectativas” consolidando-se como um “evento importante” para a orientação profissional dos jovens na ilha, informou a organização.

A iniciativa, que visou conectar estudantes e o público em geral com o universo académico e empresarial, reuniu estudantes, instituições de ensino e diversas empresas, proporcionando um panorama abrangente das múltiplas possibilidades de profissões disponíveis no mercado.

O evento, que durou todo o dia e foi encerrado à noite, teve uma diversidade de sectores representados abrangendo áreas como ambiente (biodiversidade), saúde (clínicas, odontologia), segurança (polícia, bombeiros), moda e estética.

A programação incluiu palestras sobre "Inovação e criatividade", "Carreiras em expansão" e "Inovação no mercado de trabalho", complementadas por sessões de "Speed Meeting" com universidades e empresas, testes vocacionais e apresentação de uma curta metragem já no final do dia.

A vereadora da Formação Profissional e Ensino Superior, Clara Barros, destacou à a importância da feira em fazer o “casamento perfeito” entre ofertas universitárias e empresas, e o valor de se mostrar aos jovens as possibilidades de inserção no mercado de trabalho local.

Indicou que a “vasta participação” de escolas, que mobilizaram os seus alunos para as visitas aos stands contribuiu para o êxito do evento.

A expositora do sector da Odontologia, Romina Dias, expressou a sua satisfação com a “muita adesão” e a oportunidade de “inspirar jovens” a explorar novos caminhos académicos e profissionais.

Assim como Ivandra Moreira, técnica do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IFP), registou uma “grande procura” nos stands da instituição, que aproveitou para divulgar as suas ofertas formativas para 2025.

O entusiasmo dos visitantes mais jovens foi um dos pontos altos da feira e Leandro Gomes, estudante, classificou o evento de “bom e interessante”, adiantando já ter decidido que quer ser polícia.

Luana Pires, embora disse ter gostado do stand da polícia, revelou que a sua área de sonho é a Medicina.

O número significativo de estudantes desde o ensino básico ao secundário, bem como jovens fora do sistema escolar, foi elogiado pela sua capacidade de proporcionar um panorama abrangente das múltiplas oportunidades profissionais e formativas disponíveis no mercado.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar