Boa Vista: Estudantes manifestam-se em protesto contra o exame nacional de Matemática

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Estudantes manifestam-se em protesto contra o exame nacional de Matemática
11/06/26 - 02:56 pm

Sal-Rei, 11 Jun (Inforpress) – Alunos do 12.º ano da Escola Secundária da Boa Vista concentraram-se hoje em frente à Delegação do Ministério da Educação, na cidade de Sal-Rei, em protesto contra o recente exame nacional de Matemática.

A manifestação aconteceu na sequência da reclamação formal já enviada pela direção da escola ao Ministério da Educação, que aponta “um defasamento entre os conteúdos do exame e a matéria lecionada”. 

À porta da Delegação do Ministério da Educação, os jovens queixaram-se de “negligência do ministério e de alterações de última hora” nos objetivos de estudo.

Em declarações à imprensa, a estudante Elaine Neves, da área de Ciências e Tecnologias, criticou a instabilidade na preparação e relatou o “forte impacto emocional” vivido nas salas de aula.

"Sentimo-nos bastante negligenciados. Saíram conteúdos de 11.º ano que nunca foram dados no 12.º, como Trigonometria, Sucessões e Estatística. Na minha sala, a reação geral foi o choro”, afirmou a mesma, indicando que o teste parecia de nível universitário. 

“É muito injusto prejudicar a nossa média final e o acesso ao ensino superior, nomeadamente na área da saúde, depois de um ano inteiro de esforço", denunciou a aluna, preocupada com o seu futuro.

Por outro lado, o estudante Bruno Cassioni explicou que os alunos só se aperceberam da “gravidade geral” da situação após o término do exame, tendo inicialmente duvidado das próprias capacidades.

"Durante o teste, toda a gente estava focada e pensámos que o erro era nosso, que não tínhamos estudado o suficiente. Só depois, ao conversarmos é que percebemos que o sentimento era geral”, relatou o aluno.

O mesmo também indicou que ao analisarem o impacto negativo nas notas junto dos professores, e sem nenhuma resposta, decidiram avançar para a manifestação. 

“Pelo que pedimos que o Ministério da Educação seja razoável e permita a repetição do exame com as matérias efetivamente dadas", vincou.

Os manifestantes esperam agora que a concentração gere “um posicionamento” urgente do Ministério da Educação e da Direção Nacional de Educação sobre o pedido de suspensão e substituição da prova avançado pelo diretor da Escola Secundária da Boa Vista, Domingos Lobo.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar