
Sal Rei, 05 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista entregou hoje um camião misto de combate a incêndios e salvamento à corporação dos bombeiros, mas o presidente Cláudio Mendonça afirmou que a meta de serviço 24 horas “ainda não foi alcançada”.
A cerimónia da entrega da viatura, que ocorreu nas instalações da Corporação dos Bombeiros da Boa Vista, foi fruto da parceria de cooperação entre a autarquia, a Associação Bombeiros Sem Fronteiras e a Fundação Intercâmbio International, dos Países Baixos.
Em declarações à Inforpress, Cláudio Mendonça destacou a conquista como fruto da relação com a Fundação de Intercâmbio Internacional, que segundo o mesmo tem fortalecido os serviços sociais e de Proteção Civil na ilha.
“Ainda não chegamos nem atingimos a meta que nós queremos, mas é um caminho… A meta é garantir um serviço 24 horas sobre 24 horas, com bombeiros devidamente capacitados, para que a população se sinta segura, tranquila, com um suporte forte onde para qualquer eventualidade…sejamos capazes de assegurar de norte a sul o serviço de proteção civil de bombeiros”, afirmou.
O presidente informou que o donativo incluiu, para além do camião, o reforço em equipamentos de proteção individual para os bombeiros e para a segurança do património do município, uma ação formativa de três bombeiros municipais nos Países Baixos, assim como a vinda de dois instrutores para reforçar a formação e o conhecimento na corporação da ilha.
Cláudio Mendonça esclareceu ainda que a ambulância também anunciada no quadro desta cooperação, deverá ser entregue num prazo de seis meses.
Relativamente a projetos futuros na área, Cláudio Mendonça revelou que a autarquia pretende arrancar ainda este ano ou no primeiro semestre de 2026 com o aumento do número de viaturas e a construção ou aquisição de um espaço para a Proteção Civil, já que o efetivo aumentou de 15 para mais de 25 bombeiros.
Por sua vez, o coordenador dos Bombeiros da Boa Vista, Danilson Gonçalves, classificou esta nova viatura como um instrumento moderno e misto, essencial para o serviço municipal.
Segundo o mesmo o camião tem capacidade para 1.500 litros de água, está devidamente equipado com material de combate a incêndios, e também com equipamento de desencarceramento para resgate de vítimas presas em ferragens.
Tal equipamento, sintetizou, vai reforçar significativamente a capacidade de resposta, assim como as acções de formação nos Países Baixos e na ilha.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar