Boa Vista: Assembleia Municipal aprova “ambicioso” plano de Actividades da Câmara Municipal para 2025

Inicio | Política
Boa Vista: Assembleia Municipal aprova “ambicioso” plano de Actividades da Câmara Municipal para 2025
11/02/25 - 05:58 pm

Sal Rei, 11 Fev (Inforpress) – A Assembleia Municipal da Boa Vista aprovou hoje o Plano de Actividades da câmara municipal local para 2025, classificado como “ambicioso”, com 12 votos a favor, do PAICV, e cinco votos contra, do MpD.

Na declaração de voto da bancada do MpD, o eleito municipal Gilson Moreira alegou que os “dados não eram suficientes” para uma interpretação séria do plano de actividades que, em seu entender, carece de informações detalhadas e, por isso, votaram contra a aprovação do Plano de Actividade da Câmara Municipal da Boa Vista para 2025.

Já a representante da bancada do PAICV, Bernardina Gomes, classificou o plano de “ambicioso e com potencial” para responder aos desafios da ilha, que reflecte o que foi apresentado na plataforma política do PAICV e a continuidade de projectos iniciados em mandatos anteriores, o que considerou ser importante para o progresso da ilha, daí o voto favorável.

O presidente da câmara municipal, Cláudio Mendonça, também considerou que o plano é “bastante ambicioso” e reflecte a vontade e o desejo da população da ilha.

“Queremos dar um sinal claro, logo no primeiro ano do mandato, qual é a nossa perspectiva para os próximos quatro anos”, disse Mendonça, adiantando que o plano tem actividades que serão desenvolvidas durante todo esse mandato, nomeadamente, a requalificação urbana e ambiental da cidade de Sal Rei”, afirmou.

A requalificação urbana e ambiental de Sal Rei, atrelado ao projecto de saneamento com financiamento do Governo, foi o projecto mais destacado pelo presidente, que disse ter como objectivo tornar a cidade mais verde, limpa, transitável e com uma melhor qualidade de vida para os munícipes.

Cláudio Mendonça também deu ênfase à reorganização do saneamento básico, que considera como um dos principais desafios do município e destacou a aposta do Governo nesta área, acreditando que os investimentos em saneamento irão melhorar a saúde da população.

O autarca falou também da grande vontade de iniciar a remoção dos animais da pocilga de Sal Rei para a nova pocilga municipal, assim como a continuidade de projectos anteriores, como o estádio de Estância de Baixo, a Praça da Rua de Caboclo e o Riba Rocha, com previsão de inauguração nos próximos meses.

Do plano de actividades constam, ainda, novos projectos como a Praça Comercial, que contemplará dois mercados, piscina municipal, reforço da fiscalização municipal, Casa da Morna, Ecoturismo, entre outros.

A sessão ordinária continua na tarde de hoje, terça-feira, 11, para a apreciação e aprovação do Orçamento da Câmara Municipal para 2025.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar