Boa Vista: Agosto regista pico da época das tartarugas marinhas com registro de mais de 33 mil ninhos e início de eclosões

Inicio | Ambiente
Boa Vista: Agosto regista pico da época das tartarugas marinhas com registro de mais de 33 mil ninhos e início de eclosões
10/09/26 - 05:30 pm

Sal Rei, 10 Set (Inforpress) – O mês de Agosto marcou o pico da temporada de nidificação das tartarugas marinhas na Boa Vista, sendo o período mais intenso do ano para a conservação da espécie, segundo os dados divulgados pelas três ONG da ilha.

​Os resultados das três organizações não-governamentais (ONG), que operam na ilha, Cabo Verde Natura 2000, Fundação Tartaruga e Bios Cabo Verde, reflectiram a actividade intensa nas praias boa-vistenses, impulsionada pelo pico de desova e pelo arranque da fase de eclosão das crias.

​A Cabo Verde Natura 2000 liderou os registos, contabilizando 17.742 ninhos e trabalhando directamente com 2.439 fêmeas. A organização interveio para resgatar 191 tartarugas marinhas em situação de risco, tendo registado 18 ocorrências de caça, contando no terreno com uma equipa de 28 trabalhadores e 30 voluntários.

​Por sua vez, a Fundação Tartaruga registou um crescimento expressivo face ao mês anterior, com os ninhos a dispararem de 2.801 em Julho para 6.968 em Agosto, reflectindo um aumento de cerca de 149 por cento (%).

A equipa da fundação, composta por 53 trabalhadores, monitorizou 865 fêmeas, encaminhou 258 ninhos para os viveiros de proteção e resgatou 44 tartarugas, num mês em que houve oito abates ilegais.

Na praia de João Barrosa, a Bios Cabo Verde contabilizou 9.141 ninhos e monitorizou 2.657 tartarugas, contando com o contributo de 60 participantes dedicados à conservação.

A eclosão dos ovos foi "massiva" com o nascimento de 4.277 tartaruguinhas, em relação às 105 registadas em Julho. A organização transferiu ainda 459 ninhos para o viveiro e efectuou 53 resgates.

​O esforço conjunto das três ONG, que mobiliza dezenas de profissionais e voluntários ao longo da costa da Boa Vista, destaca a importância do mês de Agosto, que junta a pressão da desova reprodutiva e a nova geração de tartarugas marinhas nas praias cabo-verdianas.

MGL/CP
Inforpress/Fim

Partilhar