Sal Rei, 11 Jun (Inforpress) – Líderes comunitários e associativos, dirigentes desportivos, treinadores e monitores de escolas na Boa Vista participam hoje e quinta-feira num workshop sobre “Liderança e gestão de equipas” ministrado pelo ex-seleccionador nacional de futebol Lúcio Antunes.
O director municipal do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal da Boa Vista, Eldon Lopes, disse à Inforpress que a iniciativa se insere no programa "Sal Rei - Cidade capital cabo-verdiana da juventude 2025" e da VI Gala do Desporto.
A presença de Lúcio Antunes neste evento, realizado pela autarquia boa-vistense, em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), visa passar conhecimento e trocar experiência para uma maior capacitação dos participantes.
“Identificámos a necessidade de capacitação na ilha, pois a gestão de equipas nem sempre é fácil e nem todos têm formação na área, actuando muitas vezes por paixão”, afirmou Eldon Lopes.
Informou que, embora o programa seja focado em jovens até aos 35 anos, o workshop está aberto a todas as idades, com o intuito de abordar temas importantes sobre a gestão de diferentes tipos de equipas, não só no desporto, mas também no contexto profissional e comunitário.
Por seu turno, o palestrante Lúcio Antunes destacou que o conteúdo abordado inclui temas como liderança, boa comunicação e os pilares de uma equipa de sucesso, recordando que todos fazemos parte de equipas como a família, amigos, no meio laboral, pelo que considera esses temas "transversais a tudo".
“A liderança é transversal a tudo. A boa comunicação é transversal a tudo. O bom relacionamento dentro de uma equipa é fundamental”, enfatizou Antunes.
O mesmo descreveu a experiência como uma “jornada de crescimento” mútua, onde também se enriquece com a partilha.
O participante Stefano Marques, director desportivo do Clube Sanjoanense, manifestou a sua satisfação com o workshop que considerou “super interessante” onde ouviu “coisas novas” e houve troca de ideias entre colegas.
O mesmo adiantou que pretende colocar todos os conhecimentos em prática no clube, mas que é necessário haver condições, como um campo relvado, que a sua localidade precisa “urgentemente”.
O workshop teve a primeira sessão esta quarta-feira, em Sal Rei, no Espaço Jovem, e prossegue na quinta-feira, em Rabil, no Centro Dia para Idosos, a partir das 16:00.
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar