Mindelo, 26 Abr (Inforpress) – A organização ambiental Biosfera Cabo Verde organiza de 24 de Maio a 13 de Junho uma “mega campanha de limpeza”, em Santa Luzia, com o objectivo de dar mais segurança à nidificação de tartarugas na ilha.
Conforme informações da organização não-governamental (ONG), as inscrições para a participação na actividade já estão abertas e esperam contar com o maior número de voluntários.
Os voluntários, segundo a mesma fonte, devem ter uma disponibilidade de seis dias para se envolverem e ajudarem a manter as praias da reserva natural, a ilha deserta de Santa Luzia, mais limpas para a desova de tartarugas.
O objectivo da campanha, marcada de 24 de Maio a 13 de Junho, é, conforme a Biosfera, retirar o lixo das zonas de nidificação das tartarugas, de forma a permitir assim que esta espécie se reproduza em segurança na ilha.
Como recomendação, a organização avisa que os participantes devem saber nadar.
A reserva de Santa Luzia tem neste momento 50 ou mais toneladas de lixo acumuladas para serem retiradas e para a qual se procura soluções, tal como avançou antes à Inforpress o então presidente da Biosfera, Tommy Melo.
Uma quantidade de lixo que não coaduna com a realidade da ilha que recebe de Junho a Outubro centenas de fêmeas nidificantes de tartaruga-comum (caretta caretta).
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar