Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) recebeu 211 reclamações dos consumidores financeiros dos produtos e serviços bancários em 2023, um decréscimo de 28,62 % em relação ao ano anterior, segundo o relatório de supervisão comportamental.
De acordo com os dados divulgados hoje, das 211 reclamações, 197 foram do sector bancário e 14 do sector segurador, o que corresponde a uma média de 18 reclamações recebidas mensalmente.
O documento avança ainda que das 197 reclamações, apenas 146 dizem respeito a matérias que são da competência do BCV.
“Considerando os dados do ano anterior 2022, nota-se que houve um decréscimo de 28,62 % no número de reclamações recebidas”, lê-se na nota
No âmbito das reclamações apresentadas, em 2023 as instituições financeiras devolveram aos seus clientes um montante total de 1.729.084 escudos (um milhão, setecentos e vinte e nove mil e oitenta e quatro escudos).
O relatório explica ainda que esse valor representa uma redução de 84,66 % em relação ao ano anterior, onde foram devolvidos 11.273.277 escudos aos reclamantes.
O Relatório de Supervisão Comportamental descreve a actuação do Banco de Cabo Verde (BCV) no âmbito do exercício da supervisão comportamental.
O documento informa sobre as actividades de supervisão de conduta dos mercados bancário e segurador e as iniciativas de educação financeira promovidas pelo BCV e os seus parceiros.
Segundo os resultados, foram ainda realizadas quatro acções de inspecção, nove correções de irregularidades e mais de 1600 pessoas foram contempladas com actividades de Educação Financeira
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar