Cidade da Praia, 14 Ago (Inforpress) - O Banco Comercial do Atlântico (BCA) anunciou hoje um conjunto de medidas para apoiar São Vicente, “gravemente afectada” pelas chuvas na madrugada de segunda-feira, 11, com a entrega de um donativo de cinco mil contos à câmara municipal.
Em declarações à Inforpress, o coordenador de Marketing e Comunicação do BCA, Edilton Rodrigues, disse que a instituição está a mobilizar recursos financeiros e linhas de crédito para contribuir com a recuperação económica e social da ilha.
Do pacote, consta um donativo de cinco mil contos à Câmara Municipal de São Vicente para auxiliar as famílias que enfrentam dificuldades provocadas pelas enchentes.
Além disso, conforme avançou, foi aberta uma conta solidária destinada a receber contribuições de cabo-verdianos residentes e na diáspora, disponível até 31 de Agosto, sendo o valor arrecadado destinado à edilidade para reforçar os esforços de recuperação.
No âmbito deste apoio, o BCA isentou as taxas de transferências internacionais feitas por imigrantes bem como de transferências bancárias, incentivando as remessas para auxiliar os familiares e comunidades locais neste período.
O banco anunciou ainda a criação de uma linha de crédito especial de um milhão de contos para pequenas e médias empresas da ilha, com condições facilitadas desde taxa de juros de 4,5%, isenção de comissões e prazos de até dez anos para investimento e cinco anos para operações de tesouraria.
Para famílias e empresas clientes do BCA, disponibilizou-se moratórias de até três meses no pagamento de créditos habitacionais e de investimento, mediante comprovação dos danos vigentes até o final de 2025.
Esta moratória, explicou, é para casos dos particulares que tenham crédito de habitação e que o imóvel tenha sido afectado pelas chuvas.
Com quatro agências instaladas em São Vicente, o banco reafirmou o seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento económico da ilha.
Esta medida, assegurou, visa apoiar a retoma das actividades, garantindo “total reestruturação e continuidade dos negócios”.
O pacote tem como objectivo ainda ajudar a minimizar os impactos da tragédia em São Vicente e contribuir para a recuperação das famílias.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar