
Cidade da Praia, 01 Nov (Inforpress) - A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) denunciou a realização de uma assembleia geral extraordinária não autorizada hoje na Praia, alegadamente promovida por um grupo “sem legitimidade, sem autorização” das respectivas associações e da própria federação.
Em comunicado divulgado na sexta-feira, a FCBB informou que tomou conhecimento da iniciativa, que, segundo a direção, foi organizada “sem o conhecimento prévio” da federação e “em total desconformidade com os estatutos” da instituição.
De acordo com o documento, o encontro teve como objectivo a criação de “uma suposta comissão” com “propósitos ilegítimos de usurpar a direção legalmente eleita e assumir a gestão da federação de forma irregular e fraudulenta”.
A FCBB “repudia veementemente este ato ilícito” e alertou que qualquer tentativa de “usurpação, manipulação ou difamação da imagem institucional” será alvo de ação judicial junto das instâncias competentes, incluindo os tribunais.
A federação afirmou ainda que cada envolvido será “devidamente responsabilizado pelos seus actos”.
Em nome da transparência, o comunicado apresenta a lista dos actuais presidentes das associações regionais de basquetebol, reconhecidos como legítimos representantes da estrutura federativa nacional:
Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul (ARBSS): Sem representante — aguarda-se a eleição de nova direção;
Associação Regional de Basquetebol de Santiago Norte (ARBSN): Gil Augusto Tavares.
Associação Regional de Basquetebol de São Vicente (ARBV): Sem representante — aguarda-se a eleição de nova direção;
Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão (ARBSA): Davilson Santos;
Associação Regional de Basquetebol do Sal (ARBS): Germana Dias;
Associação Regional de Basquetebol da Boa Vista (ARBV): Filomena Cecília Gonçalves da Graça;
Associação Regional de Basquetebol do Fogo (ARBF): Danildo Daniel Alves Dinis;
Associação Regional de Basquetebol do Maio (ARBM): Sandro Silva.
A direção da FCBB reafirma, no mesmo comunicado, o seu compromisso com “a legalidade, a transparência e o desenvolvimento do basquetebol nacional”, garantindo que está “plenamente preparada para agir e defender institucionalmente a Federação contra quaisquer ações fraudulentas ou tentativas de manipulação”.
Ressalva-se que José Semedo foi empossado hoje na referida assembleia geral como novo presidente da Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), assumindo a missão de restaurar a credibilidade da modalidade e preparar a seleção nacional para a qualificação ao Mundial.
A assembleia serviu para, entre outros pontos, destituir os atuais corpos gerentes, apresentar as contas referentes ao Afrobasket 2025 da FCBB e eleger uma Comissão de Gestão que irá tomar conta dos destinos da federação até seis meses.
Marcaram presença na assembleia sete das 8 associações (Santo Antão não compareceu), e a direção cessante também não compareceu para apresentação e prestação das contas do ano 2025.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar