Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) - O Banco Europeu de Investimento e a União Europeia realizam de hoje a sexta-feira, 14, nas cidades da Praia e Mindelo e no Sal, a Missão Global Gateway sobre a adaptação às alterações climáticas em Cabo Verde.
Este projecto, de acordo com uma nota de imprensa da União Europeia enviada à Inforpress, insere-se no âmbito da iniciativa Global Gateway da União Europeia, que já mobilizou mais de 300 milhões de euros em Cabo Verde, para infraestruturas nas áreas do digital, da conectividade, da economia azul e da transição energética.
A missão "Apoio à identificação de investimentos em adaptação às alterações climáticas nos países da África subsariana", vai explorar projectos bancáveis, partilhar iniciativas em curso e identificar potenciais sinergias que englobam adaptação em terra com foco em energias renováveis para dessalinização e segurança hídrica e prevenção de inundações.
Aposta ainda nas infraestruturas energéticas resilientes e de comunicações digitais, incluindo sistemas de alerta precoce de perigos, bem como na adaptação costeira e marinha, envolvendo portos marítimos resilientes, protecção costeira e promoção de uma economia azul robusta.
Esta acção une esforços da equipa Europa, que junta o Banco Europeu de Investimento, a União Europeia e Estados Membros (Luxemburgo, Portugal e Espanha) e reforça o papel da Global Gateway na promoção de uma resposta estruturada e sustentável às alterações climáticas em Cabo Verde.
Cabo Verde, juntamente com as ilhas Seicheles e Maurícias, foi seleccionado como um dos três países-piloto pelo Banco Europeu de Investimento e pela União Europeia.
O objectivo é transformar as prioridades nacionais de adaptação, destacadas nos Planos Nacionais de Adaptação, Contribuições Nacionalmente Determinadas e programas indicativos plurianuais da UE, em projetos financiáveis.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar