Autárquicas2024/São Filipe: Candidatura do PAICV com lista paritária e aposta na juventude – mandatário

Inicio | Política
Autárquicas2024/São Filipe: Candidatura do PAICV com lista paritária e aposta na juventude – mandatário
21/10/24 - 12:38 pm

São Filipe, 21 Out (Inforpress) - A candidatura do PAICV em São Filipe apresenta-se às eleições autárquicas de 01 de Dezembro com uma lista paritária e aposta na juventude para “continuar o processo de transformação” de São Filipe.

Afirmação é do mandatário da candidatura do PAICV, João Domingos Barbosa, após a formalização hoje da candidatura com a entrega da lista no Tribunal da Comarca de São Filipe, por volta das 10:30.

Para o mandatário, trata-se de uma “candidatura vencedora" marcada por “uma forte representação de equidade de género”, com 50 por cento (%) de homens e 50% de mulheres, tanto na lista para a câmara como para assembleia municipal.

“A nossa lista respeita 100% a paridade de género”, afirmou o mandatário, que salientou ainda que a equipa é composta por jovens e que todos os candidatos, quer para a presidência da assembleia como da câmara têm menos de 50 anos.

Sublinhou que os mais velhos são precisamente os candidatos à presidência dos dois órgãos e nenhum tem 50 anos.

“É uma equipa jovem, com uma visão inovadora para o desenvolvimento de São Filipe”, reforçou João Domingos.

Para a lista dos efectivos para a câmara não há renovação e os sete nomes da lista são membros da equipa que de 2020 a 2024 “trabalhou para transformar São Filipe”, mas, sublinhou, alguns membros da equipa anterior na qualidade de suplentes não fazem parte da lista, por motivos de ausência ou outros interesses.

Apesar disso, o mandatário garantiu que o grupo permanece “unido e focado na vitória” porque a gestão actual trouxe “desenvolvimento e beleza à cidade”, e a nova candidatura pretende “continuar essa transformação”.

“Queremos dar continuidade à visão de desenvolvimento que São Filipe atravessa neste momento”, afirmou.

A lista apresentada pelo PAICV inclui representantes de todas as localidades do município, desde norte cima, norte baixo, centro, sul e da cidade, de modo a garantir que cada região tenha uma “voz activa” nas decisões municipais.

Com relação à campanha destacou que será marcada pelo civismo e pela apresentação de ideias e projectos, mesmo que os adversários provoquem a candidatura do PAICV vai pautar-se por “campanha cívica com foco em propostas concretas, sem recorrer a ofensas ou conflitos”.

Nuías Silva, 49 anos, que encabeça a lista para a câmara, nasceu no bairro de Santa Filomena, cidade de São Filipe, é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, mestre e pós-graduado em TIC, mestrado em Sistema de Informação e pós-graduado em sistema e tecnologia de informação.

Foi presidente da Assembleia Municipal de São Filipe de 2008/12 e presidente da câmara de 2020 a 2024 e é candidato à sua própria sucessão.

Até este momento duas forças políticas, MpD e PAICV já formalizaram as suas candidaturas e a UCID deverá fazê-la no período da tarde de hoje.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar