Autárquicas 2024/Santa Catarina: MpD formaliza candidatura respeitando a lei de paridade – mandatário

Inicio | Política
Autárquicas 2024/Santa Catarina: MpD formaliza candidatura respeitando a lei de paridade – mandatário
21/10/24 - 05:17 pm

São Filipe, 21 Out (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD) formalizou hoje, por volta das 15:10 a candidatura aos órgãos autárquicos de Santa Catarina nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro, respeitando todos os requisitos legais, nomeadamente da paridade.

Após a formalização da candidatura do MpD, liderada por Evandro Monteiro (câmara) e Luís Alves (assembleia), o mandatário Michel Andrade afirmou que a lista “cumpre todos os requisitos legais” com destaque para o respeito pela paridade de género.

O MpD é a segunda força política a formalizar candidatura para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro no município de Santa Catarina do Fogo. A outra força foi o PAICV que formalizou hoje a sua candidatura.

“A lista para a câmara conta com 50 por cento (%) de homens e 50% de mulheres, enquanto a lista para a assembleia também obedece à lei de paridade, com 60% de homens e 40% de mulheres”, disse.

Por outro lado, o mandatário da candidatura do MpD Santa Catarina destacou que a lista da assembleia inclui representantes de todas as 14 localidades do município, entre candidatos efetivos e suplentes, e observou que a “ampla representação geográfica” visa reforçar o compromisso de governar para todas as comunidades de Santa Catarina do Fogo.

Com relação à lista para a câmara, Michel Andrade salientou que dois vereadores em exercício, representando 40 por cento, fazem parte da candidatura, assim como outros membros escolhidos para contribuir para a governação local.

Segundo o mesmo, a elaboração da lista dos candidatos foi feita pelo próprio cabeça de lista à presidência da câmara, Evandro Monteiro, com o objectivo de garantir uma equipa capaz de produzir resultados para a governação.

Quanto à campanha, o mandatário disse que a estratégia da candidatura do MpD vai centrar-se na apresentação da sua plataforma eleitoral,  observando  que na apresentação da candidatura foram revelados algumas áreas e sectores que são determinantes e que vão ser valorizadas por esta candidatura.

“Acredito que vamos ter tempo ideal para apresentar a plataforma para ser avaliada pelos eleitores e mostrar que a nossa candidatura é a melhor opção para continuar a governar o município de Santa Catarina do Fogo nos próximos quatro anos”, afirmou o mandatário.

O actual presidente da Câmara de Santa Catarina, Alberto Nunes, não foi escolhido para encabeçar a lista, mas segundo Michel Andrade está ao lado da candidatura e tem dado apoio ao projecto.

Michel Andrade ressaltou a importância dessa união e destacou que para “governar com sucesso”, é necessário o envolvimento de todos.

Sblinhou que o presidente, que também é membro da direcção nacional do MpD, esteve presente na apresentação pública da candidatura e continuará a participar activamente na campanha eleitoral.

A candidatura do MpD aos órgãos autárquicos de Santa Catarina é encabeçada por Evandro Monteiro (câmara) e Luís Alves (assembleia) .

Evandro Monteiro, originário do município de Santa Catarina do Fogo, é licenciado em Medicina com formação especializada em cirurgia-geral.

Foi director do Hospital Regional São Francisco de Assis e secretário de estado adjunto da ministra da Saúde, função que deixou para se candidatar à câmara de Santa Catarina do Fogo.

É a sua primeira candidatura à presidência da Câmara de Santa Catarina. Já o seu companheiro, Luís Alves, vai na sua terceira candidatura à presidência da Assembleia Municipal de Santa Catarina.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar