Autárquicas 2024: PAICV volta a apostar em Armindo Freitas para Câmara Municipal de Santa Catarina

Inicio | Política
Autárquicas 2024: PAICV volta a apostar em Armindo Freitas para Câmara Municipal de Santa Catarina
01/02/24 - 08:24 pm

Assomada, 01 Fev (Inforpress) – O actual deputado Armindo Freitas vai voltar a ser o candidato do PAICV à Câmara Municipal de Santa Catarina, no interior de Santiago, nas eleições autárquicas deste ano, adiantou hoje à Inforpress uma fonte partidária.

Segundo a mesma fonte, não obstante, o surgimento de outros nomes, Freitas é a escolha do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) a nível concelhia e regional, faltando a sua aprovação no Conselho Nacional do partido liderado por Rui Semedo.

Nas eleições autárquicas de 2020, Armindo Freitas encabeçou a lista do PAICV à câmara, tendo o partido elegido três vereadores, enquanto Movimento para a Democracia (MpD – poder) cinco e candidatura independente Santa Catarina Acima de Tudo - SAT, um.

Ou seja, na ocasião, o partido conseguiu 6.062 votos, correspondendo a 36,7 por cento (%).

Em Santa Catarina, Félix Cardoso repete candidatura independente, a actual presidente da câmara, Jassira Monteiro, já confirmou a sua vontade de continuar à frente dos destinos desse município do interior de Santiago, com apoio do MpD, e a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) possivelmente não vai participar nas eleições autárquicas deste ano.

Esta decisão da UCID, segundo adiantou à Inforpress uma fonte partidária, deve-se ao facto de a enfermeira Neida Rompão, que nas eleições autárquicas de 2020 candidatou-se pela UCID, não ter aceitado liderar novamente a lista do partido à Câmara Municipal de Santa Catarina nas eleições deste ano.

Nas eleições autárquicas de 2020, Neida Rompão conseguiu 363 votos, correspondendo a 2,2 por cento (%).

No entanto, a mesma fonte ventilou a possibilidade do partido liderado por João Santos Luís vier a apoiar um candidato independente, sem, no entanto, adiantar nomes.

Em Santiago Norte, com excepção do edil de Santa Cruz, Carlos Silva (PAICV), assim como Jassira Monteiro, Santa Catarina, os autarcas Ângelo Vaz, São Salvador do Mundo, Carlos Vasconcelos, São Lourenço dos Órgãos, e Herménio Fernandes, São Miguel, todos do MpD, e José dos Reis, Tarrafal, do PAICV, já mostraram disponibilidade em continuarem à frente dos destinos dos respectivos municípios.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar