São Filipe, 20 Out (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) foi a primeira força política a formalizar a candidatura às eleições autárquicas nos Mosteiros
O mandatário da candidatura do PAICV nos Mosteiros, André Ramos, acompanhado de elementos das listas para a câmara e assembleia municipais procedeu à entrega da lista às 13:00, no tribunal da comarca dos Mosteiros.
À saída do tribunal, André Ramos destacou que a candidatura respeita a representatividade territorial, com elementos de todas as localidades, mas também a lei de paridade e sublinhou que a campanha da sua candidatura será centrada no civismo, com acções porta a porta para vivenciar de perto a realidade social e económica da população.
Segundo o mandatário a lista para a câmara mantem–se os mesmos vereadores eleitos há quatro anos, mas com reforma para os suplentes, com entrada de jovens dinâmicos, competentes e capazes de ajudar a construir Mosteiros e continuar com o mesmo ritmo e dinamismo no seu processo de desenvolvimento iniciado há quatro anos.
“A campanha vai ser focada no civismo”, disse o mandatário, para quem a candidatura adversária é liderada por pessoas que não conhecem a realidade social e económica dos Mosteiros e que chegam ao município de quatro em quatro anos.
No dizer de André Ramos “veio porque foi mandado e não pela sua vontade própria” e sublinhou que a candidatura do PAICV “é forte” e quer continuar com a dinâmica que os Mosteiros conquistou nos últimos quatro anos e a construir “boas obras”, mesmo sem apoio do Governo.
“Estamos em boas mãos e o ritmo será ainda maior”, disse André Ramos após a formalização de candidatura
Segundo o mesmo a lista é constituída por homens e mulheres competentes e conhecedores da realidade social e económica dos Mosteiros e que se tem disponibilizado a dar o seu contributo para o desenvolvimento do município.
“São homens e mulheres que nunca abandonaram os Mosteiros em troca de tachos na administração publica”, referiu.
A candidatura do PAICV para a câmara e assembleia municipais dos Mosteiros é liderada por Fábio Vieira e Lúcio Fernandes.
Fábio Humberto da Rosa Alves Vieira, 44 anos, concorre à sua própria sucessão pela lista do PAICV. Natural de Queimada Trás, fez os estudos primários nos Mosteiros e secundário na Cidade da Praia, foi vereador de 2012 a 2020 e presidente da câmara desde 2020.
Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Jean Piaget, pós-graduado em Governo Local, mestre em Administração e Gestão Pública, todos pela Universidade de Aveiro, é doutor em Ciência Política pela mesma universidade. Antes de ser eleito vereador foi deputado municipal dos Mosteiros de 2004 a 2012.
As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.
O Movimento para a Democracia (MpD, no poder) ganhou 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição) conquistou oito.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar