Calheta, São Miguel, 20 Out (Inforpress) – O actual presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, afirmou hoje que se recandidata ao cargo pelo MpD, nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro, para consolidar o desenvolvimento e progresso desse município santiaguense.
Herménio Fernandes, mais conhecido por Meno, que faz dupla com Salvador Silveira, que encabeça a lista do Movimento para a Democracia (MpD, poder), falava à imprensa momentos antes da apresentação pública da sua candidatura, sob o lema “Por São Miguel, Pelas Pessoas”.
O acto, presidido pelo vice-presidente do partido Fernando Elísio Freire, teve lugar no Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta com animação cultural e transmissão nas redes sociais.
"São Miguel é um dos concelhos em Cabo Verde que se transformou nos últimos oito anos, com progressos em todas as comunidades, com empoderamento das famílias e das pessoas, com serviços modernos, com infra-estruturas modernas, com mais inclusão, menos desigualdades e menos pobreza”, afirmou Herménio Fernandes.
O MpD em São Miguel, segundo ele, quer ainda um terceiro mandato porque já deu provas que é capaz de trabalhar com “seriedade, responsabilidade, abrangência”, e de trabalhar para servir as pessoas.
Durante estes oito anos, lembrou que a equipa que lidera apostou em formação profissional, desporto, indústrias criativas, cultura, e nas potencialidades de São Miguel, nomeadamente pescas, agricultura, pecuária e turismo.
De entre os projectos para o mandato 2024-2028, Meno Fernandes elegeu como prioridade a construção do cais de pesca da Calheta de São Miguel, construção das estradas Igreja/Cutelo Gomes, na Ribeira de São Miguel, e de Aguadinha, conclusão da estrada de Mato Dentro, modernização da estrada da variante de Pilão Cão.
Acrescentou ainda a construção do matadouro em Modjada, em Veneza, construção e/ou conclusão de dois campos relvados, em Manguinho e Achada Bolanha, requalificação dos bairros, continuidade da política municipal de habitação social, que passa pela construção e reabilitação de casas, e ainda construção de instalações sanitárias.
“Por isso estamos a pedir um terceiro mandato para consolidarmos este caminho de crescimento e de desenvolvimento que construímos junto de todos os micaelenses, e ainda para consolidarmos este grande trabalho iniciado em 2016, que permitiu que desencravássemos nove localidades, levar água à milhares de família e educação a centenas de jovens”, concluiu Meno Fernandes.
“O MpD está a apostar naquilo que é melhor para a população de São Miguel, e na continuidade de uma parceria excelente entre câmara municipal e Governo”, indicou à Inforpress Fernando Elísio Freire, vice-presidente do MpD.
“O MpD está a apostar na continuidade de um trabalho de melhoria da qualidade de vida de todos os micaelenses, de maior inclusão social, de uma economia local mais desenvolvido, mas, sobretudo, pensando no ordenamento do território e na sustentabilidade das nossas medidas”, reforçou.
Por fim, sinalizou que MpD e o candidato Herménio Fernandes estão alinhados e com os resultados que têm, disse que não tem dúvidas que vão conseguir um terceiro mandato.
Além de Herménio Fernandes, concorre à presidência da câmara de São Miguel Sílvio Tavares, para o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), cujas ambas candidaturas já foram formalizadas junto do Tribunal da Comarca do Tarrafal (Santiago).
As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.
O Movimento para a Democracia (MpD, no poder) ganhou 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição) conquistou oito.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar