Ribeira Grande, 20 de Out (Inforpress) - O candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Armindo Luz, garantiu que a sua candidatura está “imbuída da firme convicção” de fazer “mais e melhor” pelo concelho.
“É meu e nosso compromisso trabalhar para que o nosso concelho não apenas cresça, mas que também seja um lugar de oportunidades para todos, independentemente de onde estejamos. Os desafios ainda são muitos, mas as oportunidades que surgem da nossa união e coesão são ainda maiores”, garantiu.
Armindo Luz, que discursava sábado à noite, na cerimónia de apresentação pública de sua candidatura, para uma plateia bem composta de militantes e simpatizantes do MpD, reforçou que almeja não apenas melhorar a qualidade de vida no concelho, mas também fortalecer laços de amizade e cooperação com todos os ribeira-grandenses e santantonenses espalhados pelo mundo.
O candidato do MpD à Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou algumas propostas que constam da sua plataforma eleitoral.
O primeiro pilar, segundo o politico, é a implementação do Plano Estratégico de Cidades Saudáveis, com foco nas cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol, bem como nas vilas mais aprazíveis e agradáveis, promotoras do bem-estar das pessoas.
O segundo pilar, conforme o candidato, visa o desenvolvimento de um “forte programa” de habitação social, baseado no princípio do direito de todos os cidadãos a uma habitação condigna.
O terceiro pilar, disse Armindo Luz, está focado no desencravamento de localidades como Pinhão, Monte Joana, Lombo Branco, Chã das Furnas, Ribeirão, Figueiral, Chã de Pedras, Fajã de Barreira, Rabo Curto e Mocho da Garça.
De entre as várias outras propostas, Armindo Luz enfatizou a importância de trabalhar “arduamente” para implementar directrizes, apostando na empresarialização do sector agropecuário, no desenvolvimento da pesca e na promoção de um turismo rural e da natureza que, segundo a mesma fonte, é a “galinha dos ovos de ouro” para o desenvolvimento do concelho.
Neste sentido, a mesma fonte reforçou que o desenvolvimento de Ribeira Grande deve ser pensado com base no que tem de melhor, ou seja, desde o turismo sustentável ao fortalecimento da agricultura e pesca, assim como a preservação e valorização do património cultural e natural.
“Queremos uma Ribeira Grande assente nos princípios da economia verde e da economia azul, ancorados nos adventos da sustentabilidade e das cidades saudáveis. Queremos uma Ribeira Grande que prospere economicamente, mas que também preserve as suas raízes”, almejou.
Por sua vez, Leida Santos, que encabeça a lista para a Assembleia Municipal, afirmou que é com “muita honra” que lidera a lista de candidatos à Assembleia Municipal da Ribeira Grande.
“Estou aqui com a certeza de que tenho muito para dar ao meu concelho”, disse.
Segundo Leida Santos, Armindo Luz é, “sem dúvida”, o candidato que garante a continuidade do “excelente” trabalho que tem sido realizado em prol do desenvolvimento da Ribeira Grande.
“Armindo Luz é a pessoa certa no momento certo”, enfatizou.
O acto de apresentação dos candidatos contou com a presença do representante da comissão política do MpD, Jorge Santos, que, durante o seu discurso, reiterou a confiança na candidatura por Ribeira Grande e nas suas gentes.
“Esta candidatura é a garantia da continuidade da boa gestão da Câmara da Ribeira Grande, bem como da participação na criação de soluções inteligentes para que a nossa terra se desenvolva cada vez mais. Temos o objetivo de subir mais um degrau e realizar o upgrading na construção desse município-modelo que tanto desejamos”, afirmou.
As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.
O Movimento para a Democracia (MpD, no poder) ganhou 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição) conquistou oito.
LFS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar