Autárquicas2024: Ilha do Sal com 21.254 eleitores que vão estar distribuídos por 50 mesas de votos

Inicio | Política
Autárquicas2024: Ilha do Sal com 21.254 eleitores que vão estar distribuídos por 50 mesas de votos
05/11/24 - 06:36 pm

Espargos, 05 Nov (Inforpress) - A ilha do Sal conta para as eleições autárquicas do dia 01 de Dezembro 21.254 eleitores, que vão estar distribuídos por 50 mesas de voto, duas mesas a mais do que nas eleições anteriores, com cadernos eleitorais fechados.

Dos 21.254 eleitores inscritos, 20.405 são nacionais e 849 são estrangeiros.

Nesse momento, conforme o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na ilha, Sidney Spínola, tudo já está a postos, estando a equipa a preparar a formação dos membros das assembleias de voto.

“Este ano, segundo as informações que recebemos da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE), vamos ter 50 mesas no Sal, ou seja, vamos ter um aumento de duas mesas, tendo em conta que as últimas eleições, no caso presidenciais 2021, foram 48 mesas", explicou.

“Estamos a falar de um universo de 200 pessoas efetivas, portanto, 4 pessoas efetivas por mesa, vezes 50, e mais 100 pessoas, no caso, dois suplentes por cada mesa e as formações serão administradas pela CNE nos próximos dias”, continuou.

Segundo Sidney Spínola, este ano o número de inscritos também aumentou em relação às eleições anteriores, tanto de cidadãos nacionais como estrangeiros.

O mesmo confirmou que foi realizado hoje o sorteio para a disposição das candidaturas nos boletins de voto, que ditou União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) em primeiro lugar, em segundo Movimento para a Democracia (MpD) e por último o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

“Os cadernos eleitorais já estão fechados, portanto agora é com a Comissão de Recenseamento Eleitoral, depois tem o prazo para entregarem aqui na CNE, mas neste momento já está tudo fechado, portanto, só estamos à espera de atingirmos os prazos e começar a preparar os membros da Assembleia de Voto”, finalizou.

Os membros das assembleias de voto entrarão em período de formação de 21 a 23 de Novembro no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal.

Serão no total 300 membros, sendo 200 efetivos e 100 suplentes, distribuídos pelas 50 mesas de voto espalhadas pela ilha do Sal.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar