Autárquicas 2024/São Filipe: António Cardoso compromete-se em resolver problema de extração de inertes em Fonte Bila

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe: António Cardoso compromete-se em resolver problema de extração de inertes em Fonte Bila
18/11/24 - 12:31 pm

São Filipe, 18 Nov (Inforpress) –  O candidato do MpD a presidente da câmara de São Filipe, António Cardoso, comprometeu-se hoje em resolver a problemática de extração de inertes na praia de Fonte Bila sem pôr em causa o sector da construção civil.

O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) disse que esta proposta voltada para o sector ambiental tem como objectivo resolver “problemas crónicos” relacionados com extração de inertes no município e na ilha.

Lembrou que Fonte Bila é uma das sete maravilhas da ilha que está a ser destruída.

O candidato defendeu a “necessidade urgente” de mobilizar e estabelecer parcerias com diversas partes interessadas, incluindo instituições privadas, operadores económicos, o Governo e a sociedade civil com o objectivo de implementar medidas eficazes para acabar com a extração de areia nas praias, especialmente na de Fonte Bila.

A construção civil não pode parar por se tratar de um sector “muito importante”, referiu o candidato, que sublinhou que a área de imobiliária turística está na sua plataforma como “um dos grandes vectores” para criação de emprego, mas não com areia da praia de Fonte Bila, que deve ser utilizada para promoção de desportos náuticas.

“É fundamental que o sector da construção civil tenha acesso constante a materiais de qualidade para trabalhar todos os dias”, declarou o candidato que defendeu que é essencial garantir que os materiais não sejam obtidos às custas das praias.

António Cardoso propôs a criação de soluções sustentáveis e a sua proposta visa equilibrar o desenvolvimento da construção civil com práticas ambientais responsáveis, através de parcerias com operadores económicos, associações e o governo.

Na vila de Ponta Verde, António Cardoso disse que além da ausência do poder local registaram-se problemas de habitação e que a prioridade é requalificar “casas que estão a cair” e dar “mais dignidade” às pessoas.

Indicou ainda a construção da estrada de desencravamento entre as localidades de  Piasco e Velho Manuel, para desenvolver a fileira agrícola e pecuária, e lembrou que as pessoas precisam de acesso para aproveitar a produção, o que vai ao encontro da sua plataforma, que é resgatar a agricultura e fixar as pessoas no campo.

Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente da câmara Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar