Pedra Badejo, 26 Nov (Inforpress) - O candidato do PAICV a presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, defende hoje uma linha de crédito a volta de 300 contos para apoiar os pequenos agricultores.
O candidato falava na localidade agrícola da ribeira dos Picos, em mais uma acção de campanha porta-a-porta com os agricultores, a quem aconselha aderir a módulos de formação, para actualizar os seus conhecimentos e assim conseguir melhores rendimentos.
Ribeira dos Picos é um dos vales mais verdejantes da ilha de Santiago, local paradisíaco com terras férteis propicias para a prática de agricultura.
Em conversa com o candidato do PAICV a presidente da câmara Municipal de Santa Cruz, os agricultores queixaram-se da falta de meios financeiros para modernizar agricultura e fazer face aos impactos das mudanças climáticas.
Como parte da solução para os problemas, o candidato à sua própria sucessão aponta facilidades no acesso ao crédito.
“Nós defendemos uma linha de crédito destinada sobretudo aos pequenos agricultores, com um plafond a volta dos 300 contos. E para associações de vários agricultores que têm parcelas muito maiores, pensamos num valor superior mil contos para apoiar os agricultores na modernização da sua actividade e assim conseguir melhores rendimentos, sem por em causa o equilíbrio ambiental e a saúde humana”, esclareceu.
Mas ressalta Carlos Silva que o acesso a esse fundo «deve funcionar com menos burocracia, de forma célere, para não criar embaraços aos homens do campo que exercem uma “actividade exigente e que absorve a maior parte do seu tempo».
O candidato, que está à procura de um terceiro mandato à frente da Câmara Municipal de Santa Cruz, desafia os agricultores e também outros operadores econômicos a actualizar os seus conhecimentos de forma permanente.
«Outro grande desafio é a formação, qualificação. Gostaríamos que os nossos agricultores, criadores de gado, e também outros operadores económicos exercessem a sua actividade durante o dia, mas que aproveitassem parte da noite, através de cursos modulares de curta duração, para atualizar os conhecimentos, capacitando-se para poder rentabilizar os seus recursos e conseguir melhores rendimentos», explicou.
No município de Santa Cruz concorrem ao cargo de presidente de câmara, Liver Gomes (MpD), Carlos Silva (PAICV), Wilson Garcia (UCID) e Daniel Cesário (PTS).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JL/JMV
Inforpress/fim
Partilhar