Autárquicas 2024/Praia: Romeu di Lurdes propõe criar um programa cultural que envolva as comunidades

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Praia: Romeu di Lurdes propõe criar um programa cultural que envolva as comunidades
20/11/24 - 08:00 pm

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) - O candidato do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS) às eleições autárquicas de 01 de Janeiro, propôs hoje, caso for eleito criar um programa cultural vibrante que envolva todas as comunidades. 

Ao sétimo dia da campanha eleitoral a comitiva do “Praia na Korazon”, chefiada por Romeu di Lurdes esteve esta manhã no bairro de Lém Cachorro, Moinho e Vila Nova levando a mensagem da nova geração e apelando ao voto de confiança no projecto de uma Praia mais justa e equilibrada.

Músico e compositor com dois discos de originais lançados, Romeu Di Lurdes considera que Praia tem tudo para ser um grande centro cultural com uma dinâmica mais forte e vibrante, não se resumindo apenas ao Atlantic Music Expo (AME) e ao Kriol Jazz Festival, sendo que são dois eventos culturais que tem projectado a capital do país a nível internacional.

Segundo disse, é notável e visível a falta de alternativas culturais nos bairros quer a nível da literatura, do cinema comunitário, museus e o Palácio da Cultura Ildo Lobo, localizado no centro da cidade é “pouco frequentado” pelas pessoas nas periferias.

"Vamos propor infra-estruturas culturais, um programa de cultura vibrante e activo que envolva todas famílias e comunidades, bairros, criar anfiteatro ou sala de espetáculo para 3 a 4 mil pessoas e uma agenda cultural planificada a ser executada de forma corrente”, apontou.

Enquanto agente cultural, prometeu também apostar fortemente na edição de obras de muitos jovens das comunidades, na produção de filmes nacionais, no intercâmbio cultural, apoiar os grupos de batuque, bandas comunitárias e municipais.

Caso seja eleito nas autárquicas de 01 de Dezembro, propôs criar também uma parceria com o Ministério da Cultura, Governo, Organizações Não Governamentais, (ONG) e outras instituições culturais internacionais para que a Praia se torne numa capital cultural vibrante.

Comprometeu-se também em criar e levar pequenos mercados aos bairros, de modo a descongestionar o mercado do Plateau e dinamizar o comércio local.

"Quando falamos de mercado temos de ter também infra-estruturas fortes, defendemos fortemente a retoma das obras do mercado do Coco porque é um investimento público na qual pretendemos dar continuidade para que as rabidantes do Sucupira tenham um lugar apropriado sendo que o actual espaço não tem condições dignas”, acrescentou.

Na Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu di Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar