Autárquicas 2024: PR considera que estas eleições serviram para consolidar Estado de Direito Democrático

Inicio | Política
Autárquicas 2024: PR considera que estas eleições serviram para consolidar Estado de Direito Democrático
02/12/24 - 04:15 pm

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje que as eleições autárquicas de 2024 serviram para consolidar o Estado de Direito Democrático, mostrar a robustez das instituições e o “engajamento” da sociedade civil e da cidadania.

José Maria Neves falava à imprensa a propósito do acto eleitoral realizado este domingo, nas nonas eleições autárquicas no país, aproveitando a ocasião para felicitar o povo de Cabo Verde pela forma “ordeira e cívica” como participou nesta “festa da democracia”.

“Estas eleições serviram para consolidar o Estado de direito democrático e para mostrar que, a nível local, temos instituições muito fortes que suscitam um grande engajamento da sociedade civil e da cidadania”, reiterou.

O mais alto magistrado da nação felicitou, igualmente, os vencedores, que no seu entendimento, assumem, a partir de agora, “enormes responsabilidades” na governação dos municípios, saudando, também, todos aqueles que participaram como candidatos neste acto eleitoral, “mesmo perdendo” estas eleições.

“A democracia é assim mesmo, esta relação perene entre a maioria e a oposição. A dinâmica democrática resulta dessa interacção permanente entre o poder e a oposição. Uns estão eleitos para governar, outros estão eleitos para fiscalizar o exercício da governação”, comentou, sublinhando que a “beleza” da democracia resulta desta “imprevisibilidade” dos resultados e desta possibilidade da realização da alternância.

Destacou, por outro lado, o “grande trabalho” da Comissão Nacional de Eleições que, tirando um ou outro incidente, conforme disse, “não mancha” entretanto, os resultados eleitorais.

“Quero felicitar a Comissão Nacional de Eleições pelo seu extraordinário trabalho e também engrandecer as nossas instituições eleitorais que têm um contributo muito forte para a consolidação da nossa democracia e para a afirmação das liberdades”, comentou, felicitando da mesma forma, o “trabalho extraordinário” da Comunicação Social.

“Um trabalho de qualidade que deve ser destacado. A Comunicação Social tem sido um pilar importante na construção de um Cabo Verde mais moderno e mais próspero”, realçou.

Terminadas as eleições, segundo José Maria Neves, agora é hora de trabalhar e de assumir plenamente “todas as propostas e compromissos” feitos durante esta campanha eleitoral.

“O povo de Cabo Verde está de parabéns. Mais uma vez provamos que temos um Estado de direito democrático que funciona e que o poder local cabo-verdiano é forte e um pilar fundamental do Estado de direito democrático que estamos a construir”, considerou.

“Que estas eleições sirvam, sobretudo, para darmos mais um passo na melhoria da qualidade de vida de todas as cabo-verdianas e todos os cabo-verdianos”, concluiu.

SC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar