Sal Rei, 21 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal de Boa Vista, Valdir Monteiro, expôs hoje os perigos das condições da pocilga da cidade de Sal Rei para a saúde e vida humanas.
Valdir Monteiro, que visitou a pocilga de Sal Rei, expressou profunda preocupação com as condições de criação dos animais que não considera “favorável e nem propício”, além do risco constante de incêndios como os que já aconteceram e muitas pessoas acabaram por perder animais.
O candidato da União Cabo-verdiana da Independente e Democrática (UCID) criticou o fato da situação manter-se ainda, agravada pelo facto de haver montes de lixo colocados no meio da Pocilga, que, em contacto com fogo, pode originar incêndios graves.
Segundo o mesmo é inadmissível que, até agora, não tenha sido feito nada para melhorar a situação, onde além dos animais, há pessoas a viver na zona em barracas, por não conseguir pagar uma renda, e a correr risco de vida, pelo que algo deve ser feito na ilha para não haver pessoas a viver nessas condições.
“Isso é algo preocupante, temos de parar com isso, já não é só política ou só campanha, já é ser humano, as pessoas estão a preocupar-se mais com a cor de partido, com ideologias políticas do que com o bem-estar da comunidade e a bem-vivência”, afirmou Valdir Monteiro.
Para a zona da pocilga, Monteiro propõe remover todos os criadeiros feitos da mistura de madeira, chapas, plásticos, construir com blocos de cimento, coberto e com um plano para escoamento de água e resíduos, para evitar criar moscas e gerar mau cheiro.
E tudo isso teria de ser feito um pouco mais afastado da comunidade, porque brevemente podem começar a construir casas nesta zona, conclui o cabeça de lista da UCID.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Boa Vista concorrem Valdir Monteiro (UCID), João Spencer (MpD) e Cláudio Mendonça (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar