Autarquia agracia 550 crianças de famílias de baixa renda com kits escolares neste novo ano lectivo

Inicio | Sociedade
Autarquia agracia 550 crianças de famílias de baixa renda com kits escolares neste novo ano lectivo
10/10/25 - 07:24 pm

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) - A Câmara Municipal da Praia entregou hoje um conjunto de kits escolares beneficiando 550 alunos do ensino básico provenientes de famílias de baixa renda para garantir acesso igualitário a oportunidades educacionais.

A entrega dos “kits” compostos por mochila, cadernos, estojo, canetas, lápis, borrachas, lápis de cor, aparadores e lancheira foi testemunhada pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, na presença também de outras entidades e corpo diplomático.

O momento foi de alguma animação, com batucada de um grupo de crianças, declamação de poemas, e risadas movidas pelas habilidades e interacção com o público do palhaço Xclumbumba.

A iniciativa, que conta com parceiros nacionais e da diáspora, visa apoiar famílias de baixa renda em todas as localidades do município de modo a garantir que as crianças em idade escolar, do 1.º ao 6.º ano, neste caso concreto, não fiquem fora do sistema por falta de materiais.

Segundo Francisco Carvalho, a entrega dos kits representa uma “partilha e um sinal de amizade e compromisso” da autarquia praiense, cujo gesto, salientou, mostra cuidado com aqueles que enfrentam dificuldades.

“Nesse processo educativo, a questão dos materiais é fundamental. É preciso ter vontade para estudar, mas também ter materiais. Às vezes é dramático, porque estamos a falar de um país com um grande nível de pobreza”, comentou.

Parafraseando Mandela que “A escola é o instrumento mais poderoso de transformação”, o autarca aproveitou o momento para desejar aos alunos um bom ano lectivo 2025/2026, desafiando-os ao mesmo tempo a ter muito empenho, dedicação e um maior aproveitamento possível do espaço e ambiente escolar.

“A escola tem funções importantes na sociedade, enquanto instrumento de transformação social, se torna ferramenta para a vida. Através da escola as pessoas têm acesso a conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver e melhorar sua qualidade de vida”, sublinhou o edil praiense. 

SC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar