
Ribeira Grande, 08 Jan (Inforpress) – A Escola de Atletismo Jal-Domus Nostra, em Santo Antão, promove no sábado, 10, na Ribeira Grande, uma jornada de captação de talentos, informou hoje o coordenador técnico do projecto.
À Inforpress, Eliseu Fortes disse que o evento tem como objectivo descobrir novos talentos e continuar a promover e a rejuvenescer o atletismo em Santo Antão.
"É uma actividade que aconteceu pela primeira vez no período da covid-19, na altura fizemos distritais nos três concelhos e depois acabamos por fazer um regional, através de uma parceria com Associação de Atletismo”, concretizou a mesma fonte.
Desde então, continuou, não se fez porque na altura o número de atletas captados para o projeto foi “muito além da expectativa”.
Segundo a mesma fonte, as crianças em idade escolar são os alvos preferenciais do evento, que tem uma parceira com os responsáveis do sistema educativo de ensino escolar.
Sublinhou que através de uma parceria “bastante estreita” com os liceus e com a delegação do Ministério de Educação da Ribeira Grande, o objetivo é captar novos talentos, sobretudo os que estão nos liceus, na faixa etária das crianças e adolescentes que nasceram em 2010, 2011 e 2012.
“Se houver mais podem vir também, pois consiste não só em captar atletas para o projeto, mas também atletas/alunos que possam representar a Ilha nos Jogos Escolares Nacionais, e também rejuvenescer e continuar a crescer o atletismo, com novos talentos”, reforçou.
A pista improvisada na calçada da Avenida do Luxemburgo e no alcatrão da estrada de acesso ao Vale da Ribeira da Torre é o espaço principal para a realização da actividade, visto que normalmente é o local de treino dos atletas da região que não têm uma pista para a prática da modalidade.
A parte do salto será feita no Liceu Suzete Delgado, onde existe uma caixa de salto, que não é o tamanho ideal, indicou, mas que serve para fazer a captação, e a modalidade lançamento será feita no início do alcatrão.
Eliseu Fortes anunciou que por agora vai ser Ribeira Grande no dia 10, mas que, posteriormente, a iniciativa irá para outras regiões, sendo a ideia aproveitar as próximas competições dos Jogos Escolares também para fazer a captação de talentos.
Precisou que a Escola de Atletismo JAL Domus Nostra tem vindo a apostar na descoberta de talentos em feminino e masculino, através de um outro projecto denominado São Silvestrinha, que já vai na quinta edição, e é realizado anualmente, no mês de Dezembro, após as festas de Natal.
Eliseu Fortes iniciou a carreira como atleta há vários anos, é fundador da Escola JAL-Domuns Nostra, tem várias participaçoes internacionais como atleta e dedica-se de forma incondicional ao atletismo em toda a ilha de Santo Antão.
EL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar