
Paul, 05 Nov (Inforpress) – A Associação Regional de Xadrez de Santo Antão Norte (ARXSAN) foi formalmente constituída na Conservatória dos Registos e Cartório Notarial do Paul e tem sede na cidade das Pombas.
O acto foi hoje tornado público através da publicação no Boletim Oficial, marcando o início oficial de uma nova entidade dedicada à promoção e desenvolvimento do xadrez na região Norte de Santo Antão.
De acordo com o documento, a ARXSAN é uma associação sem fins lucrativos, de duração indeterminada, e nasce com um património inicial de 10 mil escudos.
“Entre os seus principais objectivos constam a promoção de actividades de iniciação, formação e aperfeiçoamento técnico na modalidade, bem como a realização de ações sociais, culturais, educativas e desportivas que contribuam para a expansão do xadrez na comunidade local”, lê-se no documento.
Conforme a publicação, a nova associação pretende, igualmente, estabelecer cooperação com organismos congéneres a nível nacional e internacional, dinamizar o ensino do xadrez, organizar provas e apoiar eventos promovidos por entidades públicas e privadas, promovendo valores como civismo, ponderação e equilíbrio entre os seus associados.
A Mesa de Assembleia-geral é presidida por Nilton César Lopes Delgado, tendo como secretário Elizeu Soares Nascimento e como vogal Ilídia Maria Dias Rocha.
O conselho diretivo é liderado por Rui Manuel Nobre de Oliveira Vera-Cruz e integra ainda Saturnino Nascimento Baptista (vice-presidente), Solange Helena Costa Neves Delgado (secretária), José Manuel Leite Fonseca (tesoureiro) e Marco Savino Luizzi (vogal).
O conselho fiscal é presidido por Sidónio Nilton Andrade Sousa, sendo Joaquim Rodrigues Pereira o secretário e Fátima Margarida Lucas Medina Haenni a vogal.
O conselho de disciplina é composto por Jorge Eduardo Nobre de Oliveira Vera-Cruz (presidente), Ângela de Fátima Fortes Paulo (secretária) e Isaura dos Reis Delgado Lopes (vogal).
O mandato dos corpos sociais tem a duração de três anos.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar