Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) – A Associação Juvenil Black Panthers renovou hoje, na cidade da Praia, o protocolo de parceria com a Associação Amigos de Cabo Verde na Suécia e homenageou a presidente da associação sueca, Leontina Barreto.
Em declarações à imprensa, o presidente da Black Panthers, Alcides Amarante, destacou a importância da renovação, sublinhando que esta é já a 12.ª assinatura de protocolo entre as duas associações, o que demonstra “a confiança mútua” e o “impacto positivo” da colaboração na comunidade.
“De uma forma geral, creio que esse projeto é um contínuo porque, como vimos hoje, apoia crianças do pré ao 12.º de escolaridade”, reiterou.
Aquele responsável realçou ainda o alcance social da iniciativa, frisando que muitas das crianças beneficiadas com bolsas de estudo já concluíram o ensino superior, e hoje contribuem para a sociedade.
Alcides Amarante explicou ainda que a associação apoia cerca de 350 crianças de diferentes bairros da capital e avançou a intenção de expandir esse trabalho a outras comunidades.
Por sua vez, a presidente da Associação Amigos de Cabo Verde na Suécia, Leontina Barreto, recordou que a organização foi criada em 1991 por cidadãos suecos que, após trabalharem em Cabo Verde, decidiram manter os laços com o país e apoiar projectos de desenvolvimento.
“A associação tem como objetivo estimular os contactos entre Cabo Verde e Suécia, informar sobre Cabo Verde, apoiar a cooperação e intercâmbio cultural e apoiar vários projectos de desenvolvimento”, esclareceu.
Um dos principais focos da associação, segundo Leontina Barreto, tem sido o apadrinhamento de crianças, programa que já dura quase duas décadas, reforçando o compromisso da associação sueca com os projetos sociais da Black Panthers, e a importância da parceria para garantir melhores condições de vida às crianças apadrinhadas.
Relativamente à homenagem, a responsável manifestou gratidão satisfação em contribuir para o desenvolvimento da comunidade, destacando que é sempre “uma alegria” ver “o grande e incansável” trabalho que a associação faz no bairro da Várzea.
A Associação Juvenil Black Panthers é uma organização que actua na comunidade da Várzea, na cidade da Praia, para melhorar a vida dos cidadãos.
DV/PC//AA
Inforpress/Fim
Partilhar