
Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – A presidente da Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais (Colmeia), Isabel Moniz, destacou hoje a importância da sustentabilidade financeira na aplicação de políticas públicas pelas organizações.
Em declarações à Inforpress, à margem do workshop para a construção do Plano Estratégico do Terceiro Setor 2026–2030, a decorrer na cidade da Praia, a presidente da Colmeia disse que a associação “vê com bons olhos” o encontro e os resultados que poderão sair.
Conforme indicou, o Plano Estratégico do Terceiro Sector 2026-2030 abarca todas as áreas, desde a inclusão social, pesca, ambiente e família.
“Sem o financiamento, as organizações não poderão trabalhar e correm o risco de se desfazer. A Colmeia faz um trabalho extraordinário para o país, assim como os outros, mas é preciso a mobilização de recursos para o bem-estar dessas políticas públicas” apontou Isabel Moniz.
Entre várias questões discutidas, referiu-se à mobilização de recursos, além do financeiro, que abarca também questões humanas e de estruturação.
Neste sentido disse esperar bons resultados, por ser um plano que está a ser trabalhado e socializado pela sociedade civil, que trabalha diretamente com “grande parte da população” e complementa e executa o trabalho do Estado.
Por seu lado, o presidente da Plataforma das Organizações Não-Governamentais (ONG), Felisberto Moreira, considerou fundamental que as organizações debrucem sobre estes aspectos e mobilizem parcerias, com o objectivo de definir um quadro e um sistema integrado de financiamento do terceiro sector.
“Não existe uma lei clara que define claramente o financiamento e nem um sistema integrado que garanta a permanência, a sustentabilidade e a regularidade do financiamento do sistema”, precisou.
O workshop teve a duração de dois dias, centrado no diálogo com as organizações e com a finalidade de apresentar o diagnóstico dos principais desafios do sector.
O Plano Estratégico do Terceiro Sector 2026-2030 deverá ser apresentado em Setembro, após a conclusão do processo de diálogo, auscultação e recolha de contributos das organizações da sociedade civil.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar