Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) - A Assembleia Nacional homenageou hoje o deputado nacional eleito pelas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) pelo círculo eleitoral do Maio, Edson Alves, falecido no passado dia 03 em Portugal, durante missão de serviço.
A cerimónia de homenagem com a presença de parlamentares, familiares, e demais entidades aconteceu no hall de entrada da Assembleia Nacional, e contou com mensagens de homenagens dos três partidos políticos, e do presidente do parlamento, tendo todos destacado a sua dedicação ao serviço da sua ilha natal e do país.
No seu discurso inicial, a tia do malogrado, Ana Rita, afirmou que Edson Alves foi uma inspiração para muitos deles, através da sua força, coragem e resiliência que demonstrava, argumentado que mesmo nos momentos mais difíceis soube encarar os desafios da vida, com dignidade e graça, tornando um exemplo de como superar as adversidades com bravura e determinação.
Por seu lado a deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID-oposição), Dora Pires, recordou Edson Alves como um colega respeitoso, um amigo muito sincero nas suas amizades, pelo que afirmou que o seu partido sente muito a sua perda.
A deputada do Movimento para a Democracia (MpD-poder), Antonita Vieira, no seu discurso manifestou solidariedade do seu partido aos familiares e a todos desejando muito conforto por esta “partida precoce” do colega deputado.
Segundo disse, o mesmo deixou um “vazio incomensurável” a política cabo-verdiana e na vida daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado, realçando que o mesmo dedicou a sua vida à causa pública e ao progresso da "amada" ilha do Maio.
O deputado João Baptista Pereira, do PAICV, por sua vez, lamentou o desaparecimento físico do colega que “deixou uma lacuna profunda não apenas na política, mas também nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado”.
“Como líder da bancada do PAICV na Assembleia Municipal do Maio e posteriormente como deputado nacional ele defendeu fervorosamente os interesses da sua comunidade e todo Cabo Verde”, afirmou, para quem ainda a sua liderança “exemplar” e a sua capacidade de unir as pessoas em torno de objectivos comuns foram verdadeiras fontes de inspiração para todos.
No seu discurso de encerramento da cerimónia, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia definiu Edson Alves como uma “pessoa de fino trato e com uma postura exemplar” tendo servido com dignidade o parlamento.
“Defendia com convicção e firmeza as suas ideias, com serenidade, equilíbrio e respeito, sempre guiado pela ética e pelo decoro parlamentar, o que fez dele um verdadeiro exemplo de como num ambiente de divergências absolutamente natural a política pode e deve ser exercida com dignidade e eficiência”, concluiu.
O corpo de Edson Alves será levado, na tarde desta sexta-feira para a ilha do Maio, onde será dado à terra na cidade do Porto Inglês, no sábado, pelas 11:00, após mais uma cerimónia de homenagem nos Paços do Concelho e missa de corpo presente.
Edson Alves foi deputado nacional desde 19 de Maio de 2021, eleito pelas listas do PAICV pelo círculo eleitoral do Maio e morreu no dia 03 deste mês em Algarve, Portugal, por morte súbita.
O deputado tinha sido anunciado na última semana como candidato do PAICV a presidente da Câmara Municipal do Maio, nas eleições autárquicas que acontecem este ano.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar