Legislativas2026/São Vicente: MpD acredita que dessalinizadora de Calhau vai resolver problemas de produção e qualidade

Inicio | Política
Legislativas2026/São Vicente: MpD acredita que dessalinizadora de Calhau vai resolver problemas de produção e qualidade
11/05/26 - 11:34 am

Mindelo, 11 Mai (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) por São Vicente, Vander Gomes, defendeu hoje que a dessalinizadora em construção em Calhau vai resolver os problemas do mercado local, tanto em termos de produção agrícola como de qualidade.

O candidato a deputado e terceiro da lista do MpD reconheceu que o maior desafio das localidades de Ribeira de Calhau e Madeiral, zonas com maior vocação agrícola em São Vicente, tem sido a mobilização de água.

Segundo explicou, é neste contexto que será concretizado o “grande projecto de dessalinização de água” destinado à agricultura, pecuária, abastecimento das famílias e aumento da produção.

A intenção, acrescentou, é que o mercado local passe a ser abastecido com produtos produzidos em São Vicente, contrariando a ideia de que a ilha não tem tradição agrícola, uma vez que a “grande maioria” dos produtos frescos, como alface e tomate, provém de Calhau.

De acordo com Vander Gomes, o projecto da dessalinizadora já está em curso e permitirá mobilizar mais de dois metros cúbicos de água por dia para irrigar mais de cem hectares de terreno na localidade.

Por outro lado, o MpD pretende, indicou, preparar o mercado para acolher os produtos e promover a certificação agrícola, de forma a abastecer os novos hotéis construídos e em construção na ilha.

“Um mercado hoteleiro exigente, que poderá ser abastecido com produtos que correspondam a todas as normas internacionais de qualidade”, afirmou.

Vander Gomes acredita ainda que, até ao final do ano, já será possível verificar avanços no projecto da dessalinizadora, que, além da agricultura, terá igualmente capacidade para responder às necessidades de consumo doméstico.

“Se tivermos água aqui, podemos ganhar capacidade para abastecer Madeiral, Calhau, Baía, Salamansa e aumentar a produção da Electra”, explicou o candidato, referindo-se a uma “nova Electra” que poderá trazer água, qualidade e rendimento a várias famílias.

O MpD cumpre hoje agenda em Fonte Francês e, na terça-feira, 12, estará em Chã de Alecrim.

Nas eleições legislativas de 17 de Maio, cinco partidos políticos – PAICV, MpD, UCID, PTS e PP – concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, sendo dez no território nacional e três na diáspora.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde realizaram-se em 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar