
Calheta, 10 Mai (Inforpress) – O candidato do PTS pediu a recuperação da fonte em Limão, afectada pela construção da estrada de Ribeira de São Miguel, alegando que a intervenção prejudicou a agricultura e comprometeu o sustento de famílias na região.
Durante contactos políticos nas localidades de Limão e Pé de Rocha, Adimilson Ferreira reconheceu a importância da obra rodoviária para melhorar o acesso e as condições de circulação da população, mas afirmou que a execução provocou prejuízos numa nascente utilizada há décadas pelos agricultores da zona.
Segundo explicou, a fonte servia para rega, consumo doméstico e criação de animais, sendo considerada pelos moradores “o coração da agricultura” da comunidade.
O candidato sustentou que, após o arranque das obras, várias plantações começaram a secar devido à redução do caudal de água disponível.
Conforme afirmou, culturas como banana, cana-de-açúcar e hortaliças deixaram de ser produzidas em muitas parcelas, afectando famílias que dependiam da actividade agrícola para garantir rendimento e alimentação, e denunciou alegadas invasões de terrenos sem consentimento dos proprietários.
O candidato defendeu um projecto de recuperação da nascente e pediu maior acompanhamento do Ministério das Infra-estruturas às comunidades afectadas e maior diálogo entre empreiteiros, autoridades e agricultores para evitar novos prejuízos nas comunidades rurais da zona.
Segundo o candidato, a população continua a enfrentar dificuldades no acesso à água, obrigando crianças e adolescentes a transportar recipientes em jumentos para abastecer as casas e a pouca água ainda existente é recolhida a céu aberto e utilizada para consumo, higiene doméstico e outras actividades diárias.
Nos próximos dias, a candidatura prevê continuar contactos políticos em diferentes localidades da Ribeira de São Miguel, mas assegurando outros pontos da região com outras equipas.
Nas eleições legislativas do dia 17 de Maio, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar