Legislativas2026/Santiago Sul: UCID defende simplificação do acesso ao crédito para comerciantes da Praia

Inicio | Política
Legislativas2026/Santiago Sul:  UCID defende simplificação do acesso ao crédito para comerciantes da Praia
09/05/26 - 02:17 pm

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – O candidato a deputado da UCID por Santiago Sul, Alberto Mello, defendeu hoje mais facilidade no acesso ao crédito e melhores condições de trabalho para comerciantes dos mercados da Praia.

Em declarações à Inforpress, durante visitas ao mercado de peixe no Cais da Praia e ao Mercado do Platô, no âmbito da campanha para as legislativas de 17 de Maio, o candidato afirmou que os operadores económicos pedem menos burocracia e maior capacidade de investimento.

Segundo Alberto Mello, os comerciantes manifestaram preocupação com as dificuldades no acesso ao financiamento e defendem a simplificação dos processos para dinamizar os seus negócios.

“O que ouvimos nos dois mercados é a necessidade de acesso à capacidade de investimento e ao crédito de forma mais fácil, sem burocracia, para que os comerciantes possam desenvolver os seus negócios”, afirmou.

O candidato acrescentou que a candidatura da UCID tem sido bem recebida nos bairros de Santiago Sul, considerando que o partido tem registado crescimento na região.

Mello sublinhou ainda a necessidade de melhor organização do sector informal, referindo que vários comerciantes demonstram cansaço face a promessas políticas sucessivas sem concretização.

“O que mais ouvimos é que já está bom de promessas, já chegou a hora de fazer, concretizar e colocar em prática”, disse.

O candidato defendeu igualmente reforço da segurança nos bairros, considerando que jovens e chefes de família não devem viver em situação de insegurança.

Na área das infra-estruturas e saneamento, apontou a necessidade de melhores condições para o sector da pesca e a criação de um mercado mais digno na cidade da Praia.

O partido prossegue a campanha esta tarde em São Domingos, com contactos porta-a-porta.

Nas legislativas de 17 de Maio concorrem cinco partidos aos 72 mandatos de deputados, distribuídos por 13 círculos eleitorais.

Nas eleições de 18 de Abril de 2021, o MpD venceu com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, seguido do PAICV com 30 e da UCID com quatro.

LT/JMV

Inforpress/fim

Partilhar