
Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O presidente da comissão organizadora da tomada de posse do novo bispo da Diocese de Santiago, padre António Martins, garantiu hoje que “está tudo a posto” para a cerimónia marcada para este domingo, no Estádio Nacional, na Praia.
Falando em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o responsável afirmou que a diocese vive este momento com “grande alegria e profundo sentido de gratidão”, sublinhando que a chegada de um novo bispo representa sempre um marco de “particular significado” para a Igreja.
Segundo o sacerdote, trata-se de um tempo de “esperança renovada e de novo impulso missionário”, mas também de continuidade, com o compromisso de consolidar o caminho já percorrido pela diocese.
Para a organização do evento, explicou, foram criadas atempadamente várias comissões encarregues de preparar a celebração da tomada de posse e entrada solene.
“A um dia das celebrações, os trabalhos estão muito avançados, praticamente em fase de conclusão, estando neste momento a ser ultimados os últimos detalhes”, afirmou.
Apesar de a cerimónia decorrer num espaço não habitual para a celebração da Eucaristia, o padre António Martins assegurou que tudo foi preparado para garantir uma celebração marcada pela “profunda dignidade litúrgica”.
A cerimónia contará com a participação do clero, comunidades paroquiais, congregações religiosas, autoridades civis e fiéis.
No que respeita à logística, a organização definiu um plano de entrada ordeira no recinto, com as paróquias distribuídas por diferentes acessos ao estádio, de forma a evitar constrangimentos.
Foram igualmente mobilizadas equipas de apoio, incluindo serviços médicos, bombeiros e protecção civil, para garantir a segurança e assistência durante o evento.
O presidente da comissão organizadora reiterou que estão reunidas todas as condições para que a cerimónia decorra conforme o planeado e com a dignidade exigida pelo momento.
A Diocese de Santiago de Cabo Verde vai viver este domingo uma celebração de “grande relevância eclesial e espiritual” porque se assinala, em simultâneo, a solenidade de São Tiago Menor, seu padroeiro, e a missa solene durante a qual haverá tomada de posse do novo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares.
A cerimónia, segundo o programa, inicia-se à porta, em que o bispo eleito é acolhido pelo padre decano José Constantina Bento, que também representa a comunidade que recebe Dom Teodoro.
Após a apresentação formal feita pelo administrador apostólico, Dom Arlindo Furtado, o novo bispo venera o crucifixo, sinal da sua adesão a Cristo, centro do ministério episcopal.
Em seguida, realiza-se o rito da aspersão com água benta ao redor do Estádio Nacional, a partir do relvado, evocando o sacramento do baptismo e recordando que é na graça de Deus que se funda a vida e missão da Igreja.
LC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar