Legislativas2026/Sal: UCID defende “equilíbrio parlamentar” para reformar o Estado e mobilizar eleitores

Inicio | Política
Legislativas2026/Sal: UCID defende “equilíbrio parlamentar” para reformar o Estado e mobilizar eleitores
01/05/26 - 10:58 am

Espargos, 01 Mai 2026 (Inforpress) – O cabeça de lista da UCID pelo círculo eleitoral do Sal afirmou hoje que o “equilíbrio parlamentar” é a principal proposta do partido para combater o “cansaço” do sistema bipolar e promover reformas no Estado.

Aldirley Gomes, que falava à imprensa no segundo dia de campanha, após contactos porta-a-porta, disse que a candidatura da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática aposta na proximidade para esclarecer os eleitores sobre o papel dos deputados.

O candidato considerou necessário clarificar que as eleições legislativas visam escolher representantes dos cidadãos à Assembleia Nacional, apontando a existência de desinformação, e defendeu o “equilíbrio parlamentar” como instrumento para uma transição para a chamada Terceira República.

Segundo Aldirley Gomes, este equilíbrio permitirá avançar com uma reforma do Estado, melhorar a aplicação dos recursos nacionais e promover um desenvolvimento territorial mais equilibrado, sustentando que várias ilhas têm sido negligenciadas.

O candidato afirmou ainda que a ilha do Sal, apesar da sua relevância económica, necessita de maior e melhor representação parlamentar para uma definição mais adequada das prioridades locais.

Aldirley Gomes reconheceu que existe algum afastamento dos cidadãos em relação ao sistema político, mas disse ter encontrado abertura entre os eleitores, que manifestam cansaço face à alternância entre os dois maiores partidos.

Questionado sobre a participação eleitoral, apelou ao sentido de pertença nacional, lembrando que Cabo Verde já protagonizou mudanças significativas, como a independência e a introdução do multipartidarismo.

A UCID prossegue hoje a campanha com contactos porta-a-porta na cidade de Santa Maria, apresentando propostas dirigidas às necessidades da população local.

Nas eleições legislativas de 17 de Maio concorrem cinco partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS e PP – aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dez no país e três na diáspora.

Nas últimas legislativas, realizadas em 18 de Abril de 2021, o MpD venceu com maioria absoluta, elegendo 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar