
Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) - A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, manifestou hoje a sua esperança na concretização do projecto de produção de vinho neste planalto, devendo contar com o envolvimento de um parceiro em Espanha.
A Inforpress apurou que esta associação identificou um parceiro em Espanha que prometeu assegurar todo o apoio à Amupal na implementação do projecto de produção de vinho no Planalto Leste.
O interesse mostrado por este parceiro acabou por reacender a esperança da Amupal na materialização do sonho de produzir vinho no Planalto Leste, segundo a direcção desta associação, com sede em Água das Caldeiras.
A Amupal está há muitos anos à procura de parceiros para este empreendimento, acreditando que o Planalto Leste oferece condições para desenvolver esse tipo de actividade.
O projecto consiste na instalação de uma pequena unidade de produção de vinhos no Planalto Leste, zona com potencial a nível de produção de uvas e de outras frutas.
A Amupal, que já tem uma unidade de transformação de produtos agrícolas, pretende apostar na recuperação dos terrenos agrícolas e na construção de um pomar, com vista à revitalização do cultivo de uvas nesse planalto para a produção de vinho.
Os próprios produtores agrícolas do Planalto Leste acreditam que o Planalto Leste tem potencialidades para desenvolver a indústria de vinho.
O agricultor Arlindo Lopes é um dos produtores agrícolas que acredita que “Santo Antão, designadamente o Planalto Leste, tem tudo para produzir vinho”.
O clima e solos propícios para o crescimento e desenvolvimento da videira são “condições favoráveis” que permitem a produção do vinho, entende.
O Planalto Leste produz, anualmente, grande quantidade de frutas, que, porém, tem sido subaproveitada.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar