Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) - A candidatura do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS), às autárquicas de 01 de Dezembro, defendeu hoje que é necessário fazer uma educação eleitoral profunda para que os eleitores tenham uma noção clara das eleições.
Liderada pelo presidente Carlos Lopes, em mais uma acção de campanha realizada no bairro de Calabaceira, a caravana do PTS continua focada em sensibilizar os praienses sobre a importância do voto consciente, apresentando as propostas para uma Praia para todos.
"Em todos os lugares por onde passamos percebemos que há uma necessidade de uma educação eleitoral profunda, e por isso muito antes de apelarmos ao voto, estamos a sensibilizar as pessoas a explicá-las sobre a eleição do dia 01 de Dezembro e para irem às urnas", disse.
“Constatamos que muitas pessoas, sobretudo aqueles que votam pela primeira, não têm uma noção clara sobre do papel da câmara municipal e da assembleia municipal e, muito pouco, dispõem de informações sobre a eleição autárquica”, referiu.
Neste sentido adiantou que tem estado a mostrar e explicar aos eleitores sobre o papel que a assembleia municipal e o presidente da câmara têm.
"Está a ser um trabalho gratificante, mas que ao mesmo tempo é preocupante, porque acredito que nesta eleição teremos uma adesão maior de pessoas”, apontou.
Para o candidato do PTS, os partidos políticos com assentos parlamentares que estão na câmara, mas também os partidos mais pequenos devem fazer este trabalho no sentido de promover acções para esclarecer os eleitores.
"Apelo às organizações, associações, à Comissão Nacional de Eleições a promover mais acções de esclarecimentos eleitoral, não só durante o período eleitoral, mas durante todo o ano, com espaços de antena na televisão e na rádio para sessões de esclarecimento sobre as eleições legislativas, presidenciais e autárquicas, apostando em linguagem simples e acessível”, referiu.
Adiantou que neste momento a candidatura do PTS está “mais bem apedrejada” e com presença maior no município a nível da divulgação das suas propostas.
“Fazemos questão de passar novamente nos lugares por onde já tínhamos passado, reforçando a nossa mensagem de apelo a um voto de confiança no projecto “Praia na Korazon”.
Na Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Carlos Lopes (PTS) e Juciliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar