Santo Antão: Líder da Amupal participa em formação sobre agroecologia em Portugal

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Líder da Amupal participa em formação sobre agroecologia em Portugal
28/10/24 - 01:33 pm

Porto Novo, 28 Out (Inforpress) – A presidente da Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), no município do Porto Novo, em Santo Antão, Josefa Sousa, viajou hoje para Portugal onde vai participar durante duas semanas numa formação sobre agroecologia.

Josefa Sousa, em declarações à Inforpress, explicou que a deslocação a Portugal surgiu no âmbito do projecto CIRAWA (Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental), que está a ser promovido em Santo Antão pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal).

A Amupal é uma das parceiras deste projecto, financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon Europe e que tem como objectivo criar soluções agroecológicas inovadoras para promover resiliência climática na ilha de Santo Antão.

Um representante da Associação Jovens Agricultores da Casa de Meio (Porto Novo), tambem parceira do projecto CIRAWA, participa igualmente na formação, que vai decorrer no Alentejo, mais precisamente em Mértola e em Freixo do Meio.

No âmbito do projecto, a Amupal tem estado a produzir e fixar plantas endémicas no perímetro florestal do Planalto Leste, além da realização de actividades de sensibilização nas escolas sobre sistemas agroflorestais. 

A presidente da Amupal realçou o facto de esta organização não-governamental estar a assumir “um forte compromisso” com projectos ambientais, sendo parceira do Governo na preservação do perímetro florestal do Planalto Leste, que tem sido ameaçado por incêndios.

Além da reflorestação, a Amupal tem estado ainda a intervir na recuperação de banquetas e outras infra-estruturas nessa reserva florestal.

A Amupal tem sido também parceira da Associação para a Defesa do Património de Mértola na promoção de projectos ligados à promoção da agroecologia.  

O turismo e a transformação de produtos têm sido também uma das apostas da Amupal com o propósito de criar oportunidades para as mulheres no Planalto Leste, sendo de destacar a criação da Casa das Caldeiras, uma unidade turística que tem estado a promover o turismo rural, e a instalação de uma unidade de produção de doces, sumos e licores.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar