
Sal Rei, 08 Mar (Inforpress) – A Nautics CV reuniu hoje, em Sal Rei, dezenas de mulheres e meninas numa mega aula de desportos náuticos para assinalar o 08 de Março, e anunciou o arranque de um projecto de aulas nas comunidades da ilha.
O evento, realizado no Kite Kriol, reuniu mulheres e crianças de vários povoados para um primeiro contacto com modalidades como o kitesurf, windsurf e wing.
A formação foi liderada por Zaya Guy e Jó Santos, as primeiras instrutoras cabo-verdianas certificadas pela International Kiteboarding Organization (IKO).
Em declarações à Inforpress, o representante da organização, Sanny Fonseca, classificou a adesão como “fantástica” e destacou que a iniciativa cumpriu o objectivo de introduzir novas modalidades ao público feminino.
Sanny Fonseca também aproveitou para anunciar o arranque de uma nova etapa, a descentralização do ensino desportivo aquático através de aulas nas comunidades.
“Hoje demos mais um passo para um outro projecto que temos, que é, já a partir de amanhã, levar aulas de desportos náuticos para as comunidades.
O mesmo explicou que objectivo é que esta prática nasça para as crianças, em especial meninas de outras localidades como Rabil, na praia de Chaves, para as de Estância de Baixo, na praia de Santa Mónica, e na praia de Canto para as de Bofareira, destacando que o foco são as meninas do interior que, muitas vezes, ficam à margem destas oportunidades.
O projecto itinerante arranca já esta segunda-feira, 09, na comunidade de Bofareira, sendo a ideia transformar o entusiasmo gerado hoje num movimento contínuo de integração social e desportiva.
Entre as participantes da mega aula, o sentimento era de conquista. Dalila Soares, de 13 anos, destacou o seu interesse pelo windsurf após o primeiro contacto, classificando a aula de “muito boa e dinâmica”, afirmando ainda que a intenção é continuar.
Por sua vez, Cândida Gomes que também experimentou o wing pela primeira vez, depois de muito adiar, apelou a que outras mulheres não hesitem em arriscar, principalmente pelas características naturais da ilha favoráveis à prática desses desportes, mas infelizmente com poucas mulheres.
Com esta iniciativa, a Nautics CV pretende democratizar o acesso ao mar, garantindo que o desporto náutico seja uma ferramenta de empoderamento acessível a todas as zonas da ilha da Boa Vista.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar