
Sal Rei, 27 Fev (Inforpress) – A equipa do África Show, líder isolada do campeonato regional de futebol da Boa Vista, pode sagrar-se campeã este sábado, 28, caso vença a Académica, coincidindo com as celebrações dos 50 anos de história do clube.
A formação do Rabil chega à 11.ª jornada com um percurso quase imaculado, 28 pontos em 10 jogos, resultantes de nove vitórias e um empate.
A equipa detém ainda o melhor ataque do campeonato, com 31 golos marcados, e a defesa menos batida, com apenas sete golos sofridos, mantendo 10 pontos de diferença em relação ao segundo classificado, algo apontado como “inédito” no campeonato regional da ilha.
Em declarações à Inforpress, o presidente do clube, Jorge Tomar, manteve um discurso de cautela, afirmando que, apesar do orgulho pelo percurso, a equipa mantém os "pés no chão" e o foco total no próximo jogo, pois "ainda nada está conquistado".
O dirigente sublinhou que os 50 anos que o clube comemora a 11 de Abril servem de "motivação extra", mas atribui o sucesso ao trabalho e à dedicação diária de todos.
Por sua vez, o treinador Marley Monteiro destacou a "continuidade e maturidade" do grupo como as chaves para o domínio actual, afirmando que os números demonstram a qualidade do trabalho que o África Show tem vindo a realizar.
“Sinceramente, mesmo sem o título, tenho convicção de que o África Show tem dominado o futebol na Boa Vista. O campeonato ainda não foi decidido por detalhes e interferências externas…”, afirmou o treinador, lembrando que a equipa foi vice-campeã nas duas últimas épocas, em igualdade pontual com os vencedores.
Marley Monteiro acrescentou que este ano a equipa manteve a consistência e a identidade, destacando o grupo de jogadores que a acompanham há muitos anos, bem como o reforço com a chegada de atletas experientes, o que fortaleceu a equipa. A motivação dos 50 anos do clube também contribuiu para reforçar a união e a maturidade do grupo.
Questionado sobre a lenda urbana de uma suposta "praga" que impedia o clube de vencer títulos, e de que teria sido rezada uma missa, Jorge Tomar, após soltar um sorriso, afirmou que o clube respeita as crenças populares, pois fazem parte da “nossa história e identidade”, mas que enquanto instituição não acredita em "malefícios".
O dirigente concluiu afirmando que “o futebol se decide com trabalho, organização, talento e espírito de equipa”, destacando também a importância do apoio positivo dos adeptos, porque juntos são mais fortes, sempre com espírito desportivo, humildade e respeito pelos adversários.
O jogo decisivo contra a Académica está agendado para as 14h00 de sábado, no Estádio Municipal Arsénio Ramos. Em caso de triunfo, o África Show garante, em termos de pontuação, o título, mantendo a atual vantagem de 10 pontos sobre o segundo classificado.
MGL/JMV
Inforpress / Fim
Partilhar