Tarrafal, 23 Out (Inforpress) – A Organização Não Governamental (ONG) Heróis do Ambiente, com sede no Tarrafal de Santiago, intensifica suas acções de preservação ambiental para transformar o município num espaço limpo, verde e saudável.
Em entrevista Inforpress, o presidente da ONG, Nelson Santos, explicou que a organização, fundada em 2014, no ambiente escolar, foi oficializada a 29 de Junho de 2024, devido ao impacto positivo de suas actividades ao longo dos anos, pois houve a necessidade de expandir as acções além do ambiente escolar para apoiar melhor a escola e a sociedade.
Composta por cerca de 60 adultos e mais de 200 crianças, a organização tem o objectivo de educar, orientar e sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente, promovendo iniciativas voltadas para limpeza e arborização do município, destacando o papel da educação e do voluntariado.
Desde a sua oficialização, o dirigente avançou que a ONG já realizou diversas actividades, incluindo workshops sobre protecção ambiental, campanhas de sensibilização sobre animais soltos.
Promoveu, igualmente, uma formação para elaboração de projectos ambientais, debates sobre a Conferência dos Oceanos em colaboração com outras associações ambientais de Santiago, campanhas de limpeza na piscina natural de Cuba, em Ribeira da Prata, acompanhadas de plantação de árvores frutíferas, entre outras.
Apesar dos desafios, incluindo a queda do associativismo e voluntariado em Cabo Verde, Nelson Santos ressaltou a importância de reverter esse cenário, afirmando que o associativismo foi crucial para o desenvolvimento do país.
Por isso, prosseguiu, a ONG tem se concentrado na mobilização de jovens e aposentados para reforçar suas actividades e atingir o objectivo de criar um Conselho Consultivo no município, voltado para questões ambientais.
Nelson Santos defende que a educação ambiental deve ser prioridade, com mais espaço nos currículos escolares, abordando temas como o lixo zero, nutrição e saúde mental, que influenciam directamente o bem-estar das pessoas.
Para sensibilizar as novas gerações, a ONG trabalha com alunos do ensino básico e secundário, promovendo actividades práticas como a plantação de árvores, ensinando sobre a importância da agricultura urbana e o combate às mudanças climáticas.
O projeto "Heróis do Ambiente" tem como missão transformar as crianças em disseminadoras de boas práticas, com o objectivo de que cada uma plante e cuide de uma planta, ajudando a enfrentar os desafios ambientais que afetam o município e o país.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar