
Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – O novo bispo da Diocese de Santiago, Dom Teodoro Tavares, afirmou hoje ter recebido com "surpresa e temor" a sua nomeação pelo Papa Leão XIV, garantindo, no entanto, total disponibilidade para servir o povo de Deus no arquipélago.
As declarações foram feitas via telefone durante uma conferência de imprensa realizada esta manhã pela Diocese de Santiago, na cidade da Praia, para oficializar a renúncia do cardeal Dom Arlindo Furtado e a escolha do seu sucessor.
"Confesso que foi até com temor e tremor que recebi a notícia e até para também dar a minha resposta", revelou o novo prelado, sublinhando que aceita a missão com fé e confiança.
Dom Teodoro aproveitou a ocasião para agradecer ao Santo Padre pela confiança depositada e estendeu a sua gratidão a todos os que o acompanham em oração.
“Estendo a minha gratidão também a todas as pessoas que colaboraram neste processo e que me acompanham com as suas orações. Estou disponível para continuar a servir a igreja, vou com o coração aberto para amar e servir o povo de Deus que me foi confiado nesta nova missão”, afirmou o novo bispo.
Dom Teodoro Tavares, que se encontra actualmente em missão como bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Estado do Pará (Brasil), será empossado no dia 03 de Maio de 2026, na cidade da Praia.
Dom Teodoro Tavares, nasceu em 07 de Janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Em 1984, aos vinte anos ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo feito sua profissão religiosa em 1986.
Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de Junho de 1993 e, em Novembro de 1994 foi enviado como missionário ao Brasil para trabalhar na prelazia de Tefé, no Amazonas.
Em 1995 obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin.
Foi bispo referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecuménica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas.
O mesmo tem pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.
A Diocese de Santiago é composta pelas ilhas de Santiago, Fogo, Brava e Maio.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar