
Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – Quatro organizações da sociedade civil realizaram hoje uma feira de saúde no Largo do Memorial Amílcar Cabral, na Praia, para fomentar a prática do cuidado e a prevenção de doenças, segundo o porta-voz Gilson Cabral.
Sob lema “Unidos pela Saúde: Mais Saúde, Mais Vida, Mais Alegria”, este evento é promovido pelas associações Juvenil Black Panthers, Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, Associação Movidoso e Associação Islâmica de Desenvolvimento Social e Educativa.
“Estamos aqui quatro organizações unidas, pela saúde, pela dignidade e pela solidariedade”, indicou o gerontólogo Gilson Cabral, acrescentando que, com a organização deste evento, quiseram “trazer um pouco daquilo que cada um faz na sua localidade, de forma que juntos possam unir as energias e as sinergias” e fazer com que a sua acção seja “mais impactante na vida das pessoas”.
As quatro organizações assinaram um protocolo, cujo principal objetivo é o de unir as forças, porque, sublinhou Gilson Cabral, pretendem chegar a todas as pessoas.
Cabral admite que as referidas organizações, por estarem nas comunidades, conhecem de perto as realidades das pessoas, sobretudo no campo da saúde.
Daí se preocuparem em promover a saúde e o bem-estar físico e mental, sobretudo dos mais velhos.
Instado sobre as actividades a serem levadas a cabo nos próximos tempos, adiantou que o protocolo assinado entre as partes visa dar o ponta-pé de saída, porque a partir desse acordo, vão determinar e construir um plano de atividades.
“Vamos pensar e desenvolver projectos futuros que sirvam à nossa sociedade”, vincou Gilson Cabral, ciente de que juntos são “mais fortes”.
Durante a feira, foram promovidas actividades físicas a cargo da da Associação Movidoso, que tem estado a fazer um “trabalho brilhante”, fomentando a atividade física, bem-estar da saúde mental.
O pessoal de saúde presente disponibilizou aos utentes informações relacionadas com a prevenção de doenças.
“Temos despiste de algumas doenças crónicas, também o despiste de paludismo, e, também, temos consultas médicas, caso detectemos alguma situação que precise de uma observação mais particular”, evidenciou o porta-voz Gilson Cabral, concluindo que vai haver também actividade cultural.
LC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar