
Porto Novo, 14 Fev (Inforpress) – A deficiente cobertura da Internet no Planalto Leste está a condicionar a actividade turística nesta zona alta do município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, alertaram hoje os operadores turísticos.
Os operadores turísticos têm estado a pedir a melhoria do sinal da Internet no Planalto Leste para facilitar a vida desta classe e da população, no geral.
Josefa Sousa, porta-voz dos operadores turísticos, explicou à Inforpress que a deficiente cobertura da Internet está a preocupar esta classe, alertando para o facto de esta situação estar a afectar a economia do Planalto Leste.
Disse que os operadores turísticos já perderam negócios por falta de comunicação, explicando que, nem sempre as agências turísticas conseguem comunicar com os operadores, que estão a ter muitos prejuízos devido à fraca cobertura da Internet no Planalto Leste.
A classe apelou à Câmara Municipal do Porto Novo para, à semelhança do que tem estado a fazer em outras localidades, instalar também no Planalto Leste a rede Internet Starlink para facilitar a vida das pessoas.
No âmbito do seu plano de actividades para 2026, a Câmara Municipal do Porto Novo promete contribuir para a melhoria da cobertura da Internet e da rede móvel no município, designadamente nas zonas isoladas.
A câmara pretende implementar o conceito “Comunidade da Internet Live” para assegurar o acesso livre à Internet no município, através da criação de pontos de acesso wi-fi Starlink, uma iniciativa que se insere no âmbito do programa conjunto para o desenvolvimento local, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
No município do Porto Novo são ainda várias comunidades onde o sinal da rede móvel e o acesso à Internet é considerado deficiente ou inexistente.
Também, no Planalto Norte, os moradores queixam-se da fraca cobertura da Internet e da rede móvel, havendo alguns sítios onde não há mesmo sinal da rede móvel.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar