
Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) acolhe, até quarta-feira, 12, uma Formação Permanente para clérigos e diáconos, iniciativa que visa promover o bem-estar integral dos agentes pastorais.
Sob o tema “Psicologia Positiva e cuidado integral no exercício do Ministério Ordenado – Cuidar de quem cuida”, a ação formativa pretende, segundo uma nota da instituição, contribuir para a construção de um clero mais consciente das suas necessidades humanas e espirituais, reforçando a resiliência e o equilíbrio interior.
De acordo com a EU Católica, esse fortalecimento traduz-se num exercício do ministério pastoral mais fecundo e saudável junto do Povo de Deus.
A formação, que arrancou na segunda-feira, 10, está estruturada em quatro módulos, abordando questões fundamentais para o exercício do ministério presbiteral, nomeadamente “Fundamentos da Psicologia Positiva Aplicados ao Exercício Pastoral” e “Prevenção do burnout e gestão do stress no ministério sacerdotal”.
O terceiro módulo incide sobre a “Identificação de sinais de alerta e estratégias de intervenção”, enquanto o quarto aborda a “Integração entre espiritualidade, saúde mental e missão pastoral”.
Os temas são conduzidos pelo professor Fabrício Cabral, da Universidade Católica de Pernambuco (Brasil), e pelo professor e psicólogo cabo-verdiano José Teixeira.
Segundo a nota, a formação permanente promovida pela EU Católica, realizada logo após o Retiro Pastoral, resulta de uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco e tem como principal objetivo a promoção do bem-estar psicológico, espiritual e pastoral dos sacerdotes.
Com esta iniciativa, espera-se desenvolver competências pessoais e relacionais que favoreçam a resiliência e o equilíbrio interior, prevenindo situações de desgaste e burnout no exercício pastoral.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar